Polícia Civil e MPRJ prendem 28 em operação contra golpe do falso anúncio; vítimas relatam asfixia e até tijoladas
A Polícia Civil do RJ e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) prenderam nesta quarta-feira (28) 28 pessoas na Operação Market Fake, contra o golpe do falso anúncio. Segundo as investigações, criminosos atraíam compradores com ofertas de carros inexistentes e os sequestravam. As vítimas eram obrigadas, sempre com muita violência, a fazer Pix para os bandidos e até a passar cartões em máquinas da própria quadrilha.
Algumas vítimas relataram que os criminosos as sufocaram com sacos plásticos. Outras contaram terem sido agredidas a tijoladas.
Agentes da 58ª DP (Posse) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ) saíram para cumprir 54 mandados de prisão.
De acordo com a força-tarefa, a quadrilha postava anúncios de venda de veículos na internet e marcava com os interessados próximo a algum acesso do Parque São José, no Complexo de Santa Tereza, em Belford Roxo.
No local, os compradores eram rendidos por homens armados e levados para dentro da comunidade. Lá, os bandidos pegavam os celulares das vítimas e faziam transações e empréstimos. Cartões bancários também eram passados em máquinas registradas no nome de integrantes da quadrilha.
Enquanto as vítimas eram torturadas, bandidos faziam videochamadas para familiares exigindo mais dinheiro.