fbpx

Plano de vacinação é apresentado pela Prefeitura do Rio

O prefeito Eduardo Paes (DEM) e o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, apresentaram detalhes sobre a campanha de vacinação da população contra a covid-19, na tarde desta segunda-feira (18), no Palácio da Cidade, em Botafogo, Zona Sul do Rio. 

“Estamos na expectativa que a vacina chegue ainda hoje. Temos um planejamento para começar imediatamente a Imunização. Ainda hoje deve chegar pouco mais de 200 mil doses o que deve imunizar cerca de 100 mil pessoas. Estamos preparados, mas dependemos que as vacinas cheguem.”, disse Eduardo Paes.

O prefeito ressaltou ainda que as medidas devem ser respeitas mesmo com a vacinação. “O início da vacinação não é o fim da pandemia. É uma luz no fim do túnel. Continuaremos com as restrições e intensificaremos a fiscalização a partir dessa semana. Pedimos a colaboração dos cariocas, depende de cada um que a doença não se espalhe ainda mais”.

Daniel Soranz afirmou que a vacinação começa nesta terça-feira (19) e deve ser encerrada no sábado (23).

“Vamos realizar a vacinação conforme a gente for recebendo a vacina. É importante ressaltar que não podemos ter vacinação fora dos grupos prioritários”.

Nesta primeira etapa, não haverá vacinação em postos de saúde. Serão 231 mil doses destinadas à cidade do Rio, mas em um primeiro momento o estado vai entregar 110 mil doses. Os trabalhadores de saúde da linha de frente serão a prioridade, o que corresponde a 34% dos trabalhadores da área de saúde. Trabalhadores envolvidos na vacinação também estão incluídos no primeiro grupo a ser vacinação.

“O Rio de Janeiro tem o melhor programa de imunização do país. Já vacinamos 230 mil pessoas por dia em outras campanhas”, disse Soranz.

O Hospital Municipal Ronaldo Gazolla será o primeiro hospital a receber as doses de vacina para profissionais de saúde. Clínicas vão funcionar até 22h e terá um drive thru para idosos. O uso emergencial do imunizante foi aprovado neste domingo pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A vacina deve ser tomada em duas doses, com intervalo mínimo de 14 dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: