Pix libera cobrança por boletos nesta 6ª feira

A partir desta 6ª feira (14.mai), bancos e outras instituições financeiras devem oferecer aos clientes o Pix Cobrança. O serviço é semelhante a um boleto bancário, mas os dados para pagamento serão acessados por meio de um QR Code.

A ferramenta permitirá que a empresa ou o prestador de serviço emita um código para receber pagamentos imediatos em pontos de venda ou comércio eletrônico, por exemplo. O serviço deveria começar também com agendamento de vencimentos futuros, mas o BC (Banco Central) prorrogou a data para essa modalidade.

Será possível detalhar por meio do Pix Cobrança o valor do pagamento, juros, multas e descontos, como já é feito no boleto bancário.

PAGAMENTOS AGENDADOS SÓ A PARTIR DE 1º.JUL

Por enquanto, até 30 de junho, não será possível agendar pagamentos. Serão aceitos só pagamentos na data da leitura do QR Code, com todos os encargos e abatimentos calculados. A partir de 1º de julho, o pagamento poderá ser agendado para data futura.

As funcionalidades foram adiadas por conta de dificuldades técnicas para oferecer o serviço de pagamento futuro.

MOVIMENTAÇÃO

O Pix, 6 meses depois do lançamento, soma mais de R$ 1 trilhão em transações e já corresponde por 51% das transferências bancárias, segundo dados do BC (Banco Central).

O desempenho pode crescer ainda mais nos próximos meses, quando novas funções entram em operação, como o Pix saque e o Pix troco, que vão permitir, respectivamente, que os clientes façam saques em dinheiro ou então obtenham troco em moeda depois do pagamento por uma mercadoria com o uso do Pix, por exemplo.

Essas funcionalidades vão trazer benefícios à população, principalmente às pessoas que vivem nas “periferias das grandes cidades” onde as redes de caixa eletrônicos não estão tão presentes, disse Ângelo Duarte, chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central.

Duarte informou ainda que a instituição trabalha para que o sistema passe a fazer transações “offline“, ou seja, sem que o cliente esteja conectado à internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: