Pinturas do Marinheiro João Cândido representam São João de Meriti na 18ª Semana Nacional de Museus

São João de Meriti foi representado na 18ª Semana Nacional de Museus por meio da mostra da artista plástica da Rita Vianna. A meritiense retratou o herói municipal João Cândido, responsável pela Revolta da Chibata no início do século XX, que pôs fim aos castigos sofridos por ele e os demais marinheiros.
 
O evento é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, que este ano estabeleceu o tema Diversidade e Inclusão. As três telas pintadas em pallet por Rita Vianna apresentam o marinheiro João Cândido desde sua entrada na corporação até sua velhice, passando pelos castigos de seus superiores e o levante que deu um basta aos açoites.
 
João Cândido viveu parte de sua vida em São de Meriti, onde faleceu e é reconhecido pela cidade como herói municipal.
 
Na primeira tela “As diversas faces de João Cândido”, a artista retrata o marinheiro ao longo de sua vida, a luta pela igualdade social e racial e a busca por seus direitos.Pinturas do Marinheiro João Cândido representam Meriti na 18ª ...
 
Já na segunda tela “Revolta da Chibata”, Vianna a pintou em formato circular, dando a sensação de movimento da chibata e mostrando o sofrimento dos marinheiros. Dessa forma, a artista retrata as correntes sendo partidas e o começo do movimento.
 
Por fim, a tela “Luta dos guerreiros”, apresenta João Cândido idoso, ainda de punhos cerrados, mostrando que a luta continua. Junto a ele, a professora e diretora do CIEP 400, Nádia Tobias, então integrante da Pastoral Afro-Brasileira e pesquisadora do marinheiro, falecida em um acidente de carro em 2017.
 
Pós-graduada em arteterapia, Rita Vianna é moradora da cidade há mais de 50 anos. Ela dá aulas para crianças, jovens e adultos, incluindo pessoas especiais e participou de eventos nacionais e internacionais.
 
“Eu vivo aqui e vejo nossa realidade, ter a liberdade de representar isso é um prazer e uma responsabilidade muito grande”.
 
A exposição será enviada futuramente ao museu Marinheiro João Cândido. Por hora, está no ateliê da própria artista, porém é necessário aguardar o fim da quarentena para agendamento de visitas.
 
O Ateliê fica na Rua Pastor Joaquim Rosa, Lt 6 Qd 53, Jardim Meriti. Tel. 9642-19114.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: