Pinheiral segue vacinando público prioritário estabelecido pelo Ministério da Saúde

A prioridade de qual grupo deve ser vacinado contra a Covid-19 tem causado muitas dúvidas sobre quem está recebendo a vacina. A Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está seguindo o cronograma de prioridade determinado pela Campanha Nacional de Vacinação Contra a Covid-19, do Ministério da Saúde, assim como, todos os municípios do país devem seguir respeitando também a Secretaria Estadual de Saúde. A ordem de vacinação dos grupos prioritários é determinada pelo Ministério da Saúde, através do Plano Nacional de Vacinação.

Pinheiral, assim como demais municípios não tem gestão ou poder de definição para qual grupo as vacinas devem ser aplicadas na chegada de cada novo lote que é enviado às cidades. A Secretaria Municipal de Saúde recebe nota técnica com o público que deve receber a dose da vacina, a cada remessa com novo lote do imunizante que é entregue aos municípios.

“Nós estamos seguindo esse cronograma dentro do município, uma vez que não temos gestão sobre a vacina ou sobre os grupos prioritários. Isso é determinado pelo Ministério da Saúde através do Plano Nacional de Imunização”, disse o prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa.

A lista de grupos de pessoas que estão recebendo as doses da vacina foi divulgada pelo Ministério da Saúde e montada por ordem de prioridade, definindo aos municípios a vacinação inicial de pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas; pessoas com deficiência institucionalizadas; povos indígenas vivendo em terras indígenas; trabalhadores de saúde; pessoas de 80 anos ou mais; pessoas de 75 a 79 anos; povos e comunidades tradicionais ribeirinhas; povos e comunidades tradicionais quilombolas; pessoas de 70 a 74 anos; pessoas de 65 a 69 anos; pessoas de 60 a 64 anos – sendo esta a fase em que Pinheiral nesta semana (15/04) ultrapassou chegando a vacinação de pessoas de 63 anos. Ainda de acordo com a ordem de prioridade definida pelo Ministério da Saúde, o próximo grupo a ser vacinado será pessoas com comorbidades (doenças); pessoas com deficiência permanente grave (que são as pessoas com deficiência física, visual, mental).

Seguindo a prioridade do Ministério da Saúde estão as pessoas em situação de rua; população privada de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade; trabalhadores da educação do Ensino Básico (creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA); trabalhadores da educação do Ensino Superior; forças de segurança e salvamento; (grupo autorizado e antecipado pelo Ministério da Saúde a subir na lista de prioridades); Forças Armadas; Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros; Trabalhadores de transporte metroviário e ferroviário; Trabalhadores de transporte aéreo; Trabalhadores de transporte aquaviário; Caminhoneiros; Trabalhadores portuários e Trabalhadores industriais.

PINHEIRAL É A 3ªCIDADE DA REGIÃO A VACINAR MAIS PESSOAS

Segundo levantamento realizado pelo jornal A Voz da Cidade, publicado esta semana (14/04) Pinheiral, com 25.364 munícipes, está em terceiro lugar no ranking de cidades do Médio Paraíba que mais vacinaram pessoas contra a Covid-19, desde o início da execução do Plano Nacional de Vacinação na cidade, em 19 de janeiro de 2021. Até a última quinta-feira, (15/04), já foram vacinadas 7.036 pessoas. Desse total, 4.768 receberam a primeira dose e 2.268 pessoas receberam as duas doses do imunizante.  Já foram imunizados os grupos de idosos de 60 anos ou mais e também as com deficiência institucionalizadas (asilos), trabalhadores de saúde, pessoas de 80 anos ou mais, pessoas de 75 a 79 anos e pessoas de 70 a 74 anos. Atualmente a vacinação está sendo realizada em pessoas de 63 anos.

É importante destacar que o Ministério da Saúde, incluiu recentemente, no grupo de trabalhadores de saúde funcionários de estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde, além dos profissionais de saúde que são representados em 14 categorias, conforme resolução n° 287, de 08 de outubro de 1998, do Conselho Nacional de Saúde. Acesse o link e consulte a lista com a ordem prioritária de vacinação no site do Ministério da Saúde: https://www.gov.br/casacivil/pt-br/assuntos/noticias/2021/janeiro/saiba-mais-sobre-os-grupos-prioritarios-para-a-vacinacao-contra-a-covid-19.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: