Pinheiral completa 26 anos com programações culturais virtuais e esportivas solidárias

Os 26 anos de emancipação-político-administrativa da cidade de Pinheiral serão comemorados este ano com atrações musicais e culturais virtuais, além de esportivas solidárias com arrecadação de alimentos em parceria com instituições, respeitando as medidas de prevenção a Covid-19. Entre os destaques da programação da Prefeitura Municipal de Pinheiral está o projeto “Pinheiral Live Festival 2” com shows com músicos da cidade contemplados pela Lei Aldir Blanc, para assistir em casa e sem aglomeração. Além disso, a população terá obras entregues com as inaugurações da reforma da Unidade de Saúde da Família do Centro (09h) e da construção da Casa Abrigo (11h), que acontecerão no dia 11/06 e poderão ser acompanhadas pela internet nas páginas oficiais da Prefeitura de Pinheiral. Haverá ainda o lançamento do projeto inédito Live Assistencial em Prol dos Músicos de Pinheiral com abertura da inscrição no dia 14/06.

Duas ações esportivas gratuitas e solidárias vão marcar os 26 anos de Pinheiral. Uma delas será no sábado (12/06) com um “Passeio Ciclístico Solidário” com concentração às 9h e saída da Praça Brasil, no Centro, promovido em parceria com a Universidade de Vassouras com a participação de estagiários de Educação Física. O objetivo é promover um passeio ciclístico pelas principais ruas e pontos turísticos da cidade possibilitando aos moradores a vivência prática ciclística, além da arrecadação de alimentos que serão doados para entidades da cidade. Para participar, basta comparecer com sua bicicleta, máscara de proteção contra a Covid-19 e com um quilo de alimento. Logo após, às 11h, terá o “Aulão de Ginástica de Trampolim” com atletas do projeto da Prefeitura Municipal de Pinheiral, que acontecerá no mesmo local. A outra ação acontecerá no domingo (13/06) com o “Drive Thru Solidário” realizado pelo Pinheiral Fusca Clube que tem entre os apoiadores a Prefeitura Municipal de Pinheiral nas Praças Brasil e Teixeira Campos, no Centro. Após o desfile dos clubes de fuscas nas ruas da cidade até a Praça Brasil, de 10 às 13h, será feita a entrega de alimentos que serão doados para o grupo dos Vicentinos, da Igreja Católica. O evento contará também com a Feira das Artesãs de Pinheiral, na Praça Teixeira Campos, no Centro. Ainda no dia 13/06, em comemoração aos 26 anos da cidade haverá às 19 horas, uma missa com transmissão virtual promovida pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, da Igreja Católica e que poderá ser assistida pelo https://www.facebook.com/paroquianscp.

Esse ano terá música para curtir em casa, com o “Pinheiral Live Festival 2” com shows com músicos se apresentando por uma hora e que serão transmitidas pela internet pela rede social oficial da Prefeitura de Pinheiral (Facebook https://www.facebook.com/PrefeituradePinheiralOficial e YouTube https://www.youtube.com/channel/UCM6ZfEnWmQBnSCsFdFELmSQ ), sem gerar aglomeração, tendo em vista, as medidas relacionadas nos decretos municipais sobre a Covid-19. Serão exibidos cinco shows que vão da MPB ao Funk da antiga, do Pop ao som da Jovem Guarda em uma programação tem formato de programa televisivo com apresentações de música intercaladas com a de outros artistas contemplados pela lei de auxílio emergencial cultural. Aliás, não serão só shows com músicos da cidade, mas a programação contará também apresentações de poetas, contadores de história e fotógrafos que foram contemplados pela Lei Aldir Blanc pelos Editais Pinheiral Live Festival 2; Concurso Literário / Poesias; Concurso de fotografia; Roda de Rima e Contadores de História. A programação começa no dia 10 e vai até o dia 13/06, data em que Pinheiral completa 26 anos. No dia 10, quinta-feira, será a “Quintaneja” com show com Jeferson Torres; o dia 11 será de “Sexta Retrô” com show de “Os Velhos”, às 20h; o dia 12 será o “Sabadão da MPB” com show de Nandão, às 20h. Fechando a programação no dia 13 terá o “Domingo do Pop” com Roda de Rima, às 16h, que trará músicas autorais e roda de Freestyle e finalizado com os shows do Samir DJ e do músico, Gustavo Sabença.

“Infelizmente a pandemia da Covid-19, mais uma vez nos impede de realizar como nos moldes anteriores, a nossa tradicional festa de aniversário de Pinheiral. No entanto, jamais poderíamos deixar a data passar em branco, afinal são 26 anos de emancipação de um município que só cresce e se desenvolve cada vez mais, e graças aos esforços de muitas pessoas. Por isso, preparamos uma programação seguindo todos os protocolos de saúde para evitar o contágio e propagação do coronavírus, que será realizada durante todo o mês de junho em celebração a essa cidade que tanto amamos como, por exemplo, o lançamento do projeto inédito “Live Assistencial em Prol dos Músicos de Pinheiral”, que concederá um auxílio financeiro tendo como base o auxílio emergencial para artistas pago pelo Governo Federal. Convido a todos a participar e a dedicar um pouco de amor e carinho durante esse momento difícil ao qual estamos vivendo”, disse o prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa.

Como será um mês inteiro de programação especial comemorativa, nesta terça-feira, dia 02/06, terá a abertura das inscrições gratuitas do concurso “Minha história faz a história de Pinheiral”, promovido pelo Gabinete da Vice-Prefeita, Sediene Maia. Poderão participar pessoas maiores de 15 anos. A dinâmica é que as pessoas enviem vídeos com histórias que estejam atreladas a história da cidade. Além de receberem premiação, o material vai resultar em um documentário produzido pela Prefeitura de Pinheiral Para se inscrever, o candidato deverá enviar a história em vídeo gravado com o celular na horizontal com duração de no máximo um minuto, para o whatsapp (24) 99987-2973 até o dia 18 de junho. Também na quarta-feira, 02 até o dia 18/06, estarão abertas as inscrições para o XX Concurso de Poesia, com o tema “Valorizando a Vida em Tempos de Pandemia” que poderão ser feitas pelo link https://forms.gle/gYK3mjDoEe7u2T4m9 ou com a entrega da poesia de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h, na Biblioteca Pública de Pinheiral Aurelino Gonçalves Barbosa, localizada na Rua Domingos Mariano, número 8, bairro Rolamão. Mais informações ligar para Secretaria de Educação (24) 3356-2170 ou 3356-4535.

Outra novidade para a programação deste ano é o lançamento do Projeto de Fotografia “26 Anos de Pinheiral” (07/06);em que osinteressados podem tirar fotos da cidade e enviar as imagens (no máximo três) para o e-mail comunicacaopinheiraloficial@gmail.com informando nome completo, bairro, localidade onde mora, além de uma frase simples, demonstrando seu carinho por Pinheiral e incentivando turismo na cidade. A votação acontecerá no Instagram da Prefeitura e o vencedor terá a imagem publicada no Jornal Livre. As fotos poderão ser enviadas até o dia 10 de junho, e ficarão disponíveis na página oficial da Prefeitura Municipal e nas redes sociais do Facebook e Instagram. No dia 08/06 tem mais uma novidade: o lançamento do site em formato de catálogo virtual do artesanato de pinheiral, uma iniciativa também pela Lei Aldir Blanc, em que a ideia surgiu do conselho de cultura da cidade, tendo em vista, a demanda do mapeamento cultural e a característica da cidade para o artesanato. Os artesãos terão seu espaço no site para exibição e contato direto para a venda do seu produto com visibilidade pela internet. O site permite capacidade de cadastramento de até mil produtos.

Na programação para acompanhar “em casa” haverá também no dia 09/06 a “Exposição Virtual das Escolas” na página da prefeitura dos trabalhos realizados pelas escolas da rede municipal de Educação no período da pandemia da Covid-19.  No 10/06 será a vez de “movimentar-se” para evitar doenças e para isso, às 8h, o Departamento de Esporte, da secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo (Semecult) vai promover um “Aulão de Ginástica Laboral” para funcionários públicos e 9h um “Aulão de Ginástica” para população, para pessoas acima de 18 anos, na praça Igor Sousa (ao lado da prefeitura) visando estimular práticas saudáveis de vida e que ajudam na prevenção a Covid-19. Quem for participar vai concorrer ao sorteio de brindes. No dia 11/06 terá a Feira dos Artesãos especial Dia dos Namorados 13 às 16h30min. na praça Igor Sousa, ao lado da Prefeitura de Pinheiral.

“Temos que nos readaptar à nova realidade. E, uma das formas de fazer isso acontecer é criando novos meios de fomentar a cultura, o esporte, o lazer e o turismo. E, é isso que nos propusemos a fazer na programação dos 26 anos de Pinheiral. Oferecendo essas modalidades em novo formato, seguindo as medidas de combate a Covid-19, e para que tenhamos também ações solidárias para ajudar aqueles que estão passando necessidades neste momento, pois precisamos matar não só a fome da alma, que são oferecidos com as opções de Cultura e de Lazer, mas principalmente a fome dos que precisam de alimentos”, disse a secretária de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, Aline Gouvêa.

No dia 14/06 será a vez de algo inédito na cidade: o lançamento do projeto “Live Assistencial em Prol Dos Músicos de Pinheiral” promovido pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo (Semecult) com abertura da inscrição no dia 14/06. A ideia é ajudar os músicos da cidade já queesse setor foi um dos primeiros a ser afetado, desde o início da pandemia e, que deve ser um dos últimos a retomar as atividades normais, além do fato que Pinheiral é um grande “celeiro” de artistas que, em sua maioria, neste momento dependem desses estabelecimentos para se apresentarem (bares e casas de shows) e, que até o dia 09/05/2021 esses estabelecimentos estavam com realização de música ao vivo suspensas, a fim de ser vedada a formação de aglomerações no interior dos estabelecimentos como observadas às regras e práticas previstas no Decreto nº 2.992, de 17 de março de 2021.

Para isso, o edital de convocação pode ser visto pelo https://linktr.ee/convocacaopinheiral  Com esse projeto poderão se inscrever artistas solo, duplas, trios ou quintetos com residência no município de Pinheiral com apresentação de comprovante de residência no nome do músico inscrito e participantes, entre os anos de 2020 e 2021 (período da pandemia de Covid-19), e que exerçam trabalhos exclusivamente em bares e que neste período tiveram sua renda afetada. Sendo vedada a inscrição e participação de servidores públicos municipais. No projeto o valor terá como base o que “auxílio emergencial para artistas pago pelo Governo Federal”, aos afetados pela pandemia do novo coronavírus, de R$600,00 porém com descontos de impostos (16%), o que corresponde ao valor a receber de R$504,00 por músico (cada).  As lives serão produzidas pela equipe da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo.

“Eu entendo o que os músicos passaram na pandemia com as restrições que visam não gerar aglomeração e principalmente combater a propagação da Covid-19. Sou cantora há mais de 20 anos e sei da dificuldade de quem vive dessa arte, por isso, esse projeto municipal promovido na gestão do prefeito, Ednardo Barbosa e da vice-prefeita, Sediene Maia, em prol dos músicos de Pinheiral é uma forma de contribuirmos não só com um recurso neste momento em que mais precisam de apoio para se restabelecerem, mas também de ajudar na divulgação dos seus trabalhos com as lives, que vamos produzir nas páginas oficiais da Prefeitura de Pinheiral”, disse a secretária.

Mas, não será só essa programação voltada para a Cultura. No dia 18/06, às 10h, haverá a entrega da Carteira Nacional do Artesão com a presença do Secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, na praça Igor Sousa, no Ipê, ao lado da Prefeitura Municipal de Pinheiral. Com a Carteira Nacional do Artesão elas terão vantagens como o acesso a microcrédito e vantagens como a participação em feiras do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) e do Programa Estadual, capacitações, além de descontos na compra de matéria-prima. Aliás, no sábado (26/06) tem mais ações voltadas para beneficiar o setor e estimular o turismo: às 10h, terá a reabertura da Loja do Artesão (antiga Estação), que teve que ser desativada no período da pandemia. O evento contará, ainda, com a participação de ‘Orquestra Volante’ na cidade, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, do Governo do Estado. A apresentação da orquestra doada pelo Estado em comemoração aos 26 anos da cidade passará tocando pelas principais vias da cidade.

O mês comemorativo contará ainda com homenagens aos funcionários públicos que têm 26 anos de trabalhos realizados na Secretaria de Educação e na Secretaria de Obras com evento a ser realizado no dia 28/06, 10h, no auditório do Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira, no Centro. Outra ação será a solenidade para entrega de “Certificado em Agradecimento pela Luta dos Profissionais da Saúde durante a Pandemia da Covid -19”, que acontecerá no dia 29/06, às 10h, também no auditório do Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira.

PROGRAMAÇÃO DOS 26 ANOS TERÁ CURSOS GRATUITOS PARA RECOLOCAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO PARA ARTESÃOS E MICROEMPREENDEDORES

A programação também reserva parte especial para incentivo à capacitação profissional no dia 24/06, às 10h, com os lançamentos de cursos gratuitos para recolocação no mercado de trabalho junto com empresas e do projeto empresa “Amiga do Parque” que tem objetivo de custear a manutenção e limpeza das áreas públicas turísticas da cidade e possibilita benefícios para as empresas como o Selo Verde, que é dado para quem investe no Meio Ambiente. O evento promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico será realizado no auditório da Prefeitura Municipal de Pinheiral.

Haverá ainda oficinas gratuitas voltadas para artesãos e microempreendedores em parceria com o Sebrae com o tema “Sei Cuidar Do Meu Dinheiro”, que acontecerão nos dias 29/06 e 30/06, de 18 às 22h, no auditório do Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira. As informações podem ser obtidas pelo WhatsApp do canal do empreendedor (24) 99987-0278 ou na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que fica na sede da Prefeitura de Pinheiral. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: