Pinheiral 26 anos: prefeito entrega reforma e ampliação de Unidade de Saúde, Casa Abrigo e anuncia investimentos

Como parte das comemorações do aniversário de 26 anos de Pinheiral, o prefeito Ednardo Barbosa junto com a vice-prefeita, Sediene Maia dos Santos, entregou nesta sexta-feira, 11, a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde da Família, Aciolly Ribeiro do Nascimento (UBSF) que atende os moradores do Centro, a nova sede da Casa Abrigo, agora Instituição de Acolhimento José Tadeu Dutra e anunciou importantes investimentos.  

Estiveram presentes nas cerimônias os deputados federais, delegado Antônio Furtado, Dr Luiz Antônio Corrêa e o deputado estadual, secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca assim como os vereadores, Mário Arthur Franco Garcia, líder de governo, Marco Antônio Pereira, o Marquito, presidente da Casa, Jordacio Elias Mendonça, Demostenes José Paulino, Carina Valim Pereira, Luiz Carlos da Silva, o Luiz Enfermeiro, José Augusto Cardoso, o Cardoso Gugu, Leonardo Francisco de Barros, o Léo Barros, Leonardo Sérgio Cabral, o Léo da Saúde.    

A unidade de saúde do Centro foi totalmente modernizada, com sua inauguração o município atingiu 100% das unidades reformadas desde o início da gestão do prefeito Ednardo e beneficiará a população com mais qualidade nos serviços. O investimento foi custeado com recursos próprios do Município no valor de R$ 312.782,28.      

A reforma abrangeu toda a parte elétrica e estrutural da unidade, que teve o corredor interno ampliado e ganhou um banheiro próprio para o consultório ginecológico, oferecendo maior privacidade aos pacientes. Além disso, também foram inclusas novas salas para consultas e a implantação de acesso para portadores de deficiência física, o que garantirá a acessibilidade a todos. Vale ressaltar que durante o período de reforma da UBSF os atendimentos dos moradores foram transferidos para a Unidade de Saúde da Família do bairro Bela Vista.

O Prefeito Ednardo Barbosa, pontuou que a sua gestão enfrentou problemas financeiros, mas que graças ao trabalho e à dedicação de todos os problemas estão sendo superados e a cidade segue avançando.  “Agradeço a todos os profissionais que estiveram envolvidos na reforma da unidade de saúde, que deu muito trabalho, nós tínhamos uma emenda que foi perdida, pois não foi paga pelo Governo Federal na época. Diante da situação eu determinei ao secretário de saúde, [Everton Alvin] vamos juntar dinheiro e vamos continuar esse projeto e estamos aqui entregando essa obra para a população”, disse o prefeito.

Para a vice-prefeita, professora Sediene Maia, a nova unidade, além de ampliar e melhorar os serviços ofertados à população, fortalecerá o trabalho de enfrentamento à pandemia.   

“É um momento muito importante para o nosso trabalho, agradeço a presença de todos e dos deputados que estão sempre presentes. É uma alegria está gestora junto com Ednardo nesse momento e poder entregar uma obra de tamanha relevância que vai ser uma frente de batalha no combate à pandemia. Sei que essa unidade será muito útil para o nosso povo guerreiro de Pinheiral. Espero que outras obras virão com a ajuda dos deputados e vereadores de entregar muito mais para o nosso povo e para que nós tenhamos dias melhores’’, destacou.  

O secretário de Saúde, Everton Alvim, comemora. “É um momento de muita alegria, foram muitas batalhas para conseguir reinaugurar a unidade de saúde. Ficamos felizes, porque a cada entrega a população reforça o nosso compromisso, o principal papel da nossa gestão que é entregar à população tudo o que ela precisa e merece: serviços de qualidade com ambiente adequado e confortável para todos. Quero agradecer a equipe da Secretaria de Saúde que batalhou para que hoje entregássemos o imóvel, como também os equipamentos novos. O mais importante é que tivemos o incentivo da gestão, que está comprometida com a população e funcionários. Esperamos que isso fortaleça ainda mais o nosso compromisso’’.

O vereador Mário Arthur, líder de governo na Câmara Municipal, destacou o empenho com que vem trabalhando os profissionais da secretaria de Saúde. “Eu quero agradecer a todos pela a inauguração da Unidade de Saúde do Centro, falo com propriedade de quem viu a unidade antes e agora com a nova estrutura. Tenho certeza que é uma conquista muito importante para essa área. Queria destacar o trabalho que vem sendo feito pela área da saúde. Parabenizo o Prefeito Ednardo Barbosa, o Secretário da Saúde Everton Alvin, e a todos os funcionários”.

O deputado federal, delegado Antônio Furtado disse que “é um prazer enorme estar em Pinheiral, tenho muita certeza que nesta Unidade de Saúde vão encontrar um atendimento adequado. Quero parabenizar o Secretário de Saúde Everton Alvin, e toda a sua equipe, que são fundamentais para realização de todo o trabalho que vem sendo feito em Pinheiral. Tenho um recurso já liberado para construirmos uma outra unidade de saúde”.  O novo prédio acomodará a Unidade de Saúde do bairro São Jorge, que dará lugar para sede própria do CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial).

O deputado federal, Dr. Luiz Antônio Corrêa, destacou a sua felicidade com a inauguração da unidade de saúde. “Estou muito feliz de estar com vocês, essa unidade que está sendo reinaugurada simboliza a emancipação de Pinheiral, foi a unidade pioneira da cidade quando ainda era distrito. Desejo toda proteção a Pinheiral e parabenizar o trabalho que vem sendo feito pela gestão do prefeito Ednardo Barbosa e toda a sua equipe, disse Luiz Antônio. 

O deputado estadual, Gustavo Tutuca, aproveitou para falar sobre sua agenda no mês de aniversário do município. “É um prazer estar em Pinheiral. Parabéns a toda equipe da Secretaria de Saúde junto ao Secretário Everton Alvin. Estamos nos aproximando de mais um aniversário da cidade, e com a entrega de uma unidade de saúde com os recursos próprios da Prefeitura, isso com a colaboração dos deputados que ajudam a cidade a avançar. Fico muito feliz pela gestão que em seis meses está entregando mais obras. Na próxima semana estarei novamente em Pinheiral para finalizar o cadastramento dos artesãos da cidade, com a Secretaria de  Esporte, Cultura, Lazer, Juventude e Turismo fizemos todo o processo de recadastramento e dia 18 de junho estaremos entregando o certificado. Já no dia 25 de junho retorno para o lançamento do programa Limpa Rio e anunciar a retomada do convênio com o Parque Fluvial em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente. É momento de celebrar os 26 anos de Pinheiral que tem se destacado na nossa região”, frisou Tutuca.

CASA ABRIGO GANHA SEDE PRÓPRIA

A Casa Abrigo, agora Instituição de Acolhimento José Tadeu Dutra, é uma entidade que por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, fica responsável pelo acolhimento de crianças e adolescentes em medidas protetivas por determinação judicial, em decorrência de violação de direitos (abandono, negligência, violência) ou pela impossibilidade de cuidado e proteção por sua família. Anteriormente, todo o atendimento da unidade era realizado em lugar locado, no bairro Vale do Sol.

A nova sede ocupa uma área de aproximadamente 220,00 m2, é composta por três quartos (sendo um feminino, um masculino e um berçário), brinquedoteca, dois banheiros (masculino e feminino), sala de TV, área administrativa, sala de jantar e cozinha, além de ser toda adaptada para atender com excelência as pessoas com necessidades especiais.

Todo o trabalho de acolhimento já realizado no município é feito através da equipe da Casa Abrigo, que conta com assistente social, psicólogo, coordenadora, orientadora, educadoras sociais e pela equipe do Centro de Referência da Assistência Social (CREAS).

“Entregamos hoje um local de convívio adequado que vai oferecer mais conforto, segurança e dignidade às crianças que estejam em situação de vulnerabilidade. Agradeço a Paula, Neide e demais familiares que, juntamente com o Fundo Municipal da Criança e Adolescente, autorizaram a indicação do nome do professor Tadeu como representante dessa instituição tão importante. Parabenizo a coordenadora da instituição, Cláudia Cambraia, e toda a sua equipe pelo trabalho”, destacou o prefeito Ednardo Barbosa.

 “É um prazer estar gestora junto ao Ednardo e poder oferecer àquelas crianças que lamento estar no abrigo, um acolhimento de qualidade. O nosso município tem condições de acolher essas crianças com qualidade não só com espaço físico, mas também na questão da assistência técnica que certamente é de primeira qualidade”, disse a vice-prefeita, Sediene Maia.  

A filha do homenageado, Paula Marques, agradeceu “é uma satisfação muito grande. Quando recebi o convite fiquei muito emocionada e muito feliz, porque quem conheceu meu pai, sabe que ele sempre lutou e defendeu várias causas e abraçou várias bandeiras. Tenho muito orgulho de estar aqui hoje e de agradecer em nome de toda a minha família.

“Gostaria de agradecer pela realização deste projeto que foi realizado em muitas mãos. Agradecer ao prefeito Ednardo Barbosa e a vice- prefeita Sediene, de poder colaborar no município com a Política Pública de Assistência Social e Direitos Humanos e toda a minha equipe que colaborou com essa entrega. Essa instituição de acolhimento virou uma realidade para as crianças e adolescentes com um espaço acessível e de qualidade tanto para as crianças como para os funcionários. Agradeço a oportunidade em fazer parte deste projeto e que possamos desfrutar desse lugar e que venha fazer a alegria para essa cidade. ’’ disse Patrícia Rivello, secretária de Assistência Social e Direitos Humanos.  

O vereador, presidente da Câmara Municipal, Marco Antônio Pereira, frisou a qualidade do trabalho da gestão do prefeito Ednardo Barbosa. “Venho agradecer às autoridades de ter feito parcerias com Ednardo, os deputados e os vereadores que são base da Câmera que tem colaborado. É um orgulho muito grande estar aqui mais uma vez em uma entrega tão importante. Mesmo na crise a gestão está conseguindo entregar projetos importantes para a população de Pinheiral‘’.

INVESTIMENTOS

O prefeito Ednardo Barbosa aproveitou a ocasião para fazer o anúncio de importantes investimentos. “Aproveito o dia de hoje e as comemorações pelo aniversário de 26 anos de Pinheiral, para anunciarmos importantes investimentos na nossa cidade. As obras de infraestrutura – drenagem e pavimentação do bairro Varjão (Recurso – R $1 milhão: emenda parlamentar do deputado federal, Dr. Luiz Antônio Corrêa); Construção de um novo prédio (padrão do Ministério da Saúde) que acomodará a unidade de Saúde do bairro São Jorge (Recurso – R$ 886 mil: emenda parlamentar do Deputado Federal, delegado Antônio Furtado); Construção de uma Área de lazer no Chalé; Sede própria do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial); Pavimentação e drenagem das Ruas Jorge Gregório dos Santos e José de Souza Lima, no bairro Chalé e Readequação da linha de transmissão da LIGHT para evitar que famílias sejam retiradas de suas moradias (bairro Chalé)”.

 “A administração está apenas começando, estamos no sexto mês da segunda gestão. Aproveito para agradecer mais uma vez a população de Pinheiral que nos confiou esse segundo mandato. Podem ter certeza que será com a mesma garra do primeiro. Vamos continuar trabalhando por uma Pinheiral cada vez melhor e mais forte. Muito obrigado e que Deus continue nos abençoando. Parabéns, Pinheiral!”, finalizou Ednardo Barbosa.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: