fbpx

Petrópolis: Prefeito Hingo Hammes entrega melhorias no CEU da Posse

Cineteatro e quadra poliesportiva foram reformadas e já estão prontas para atenderem ao quinto distrito.

O distrito da Posse voltou a contar com dois importantes equipamentos públicos voltados para a promoção da cultura, esporte e lazer. Na manhã deste domingo (15), o prefeito interino Hingo Hammes entregou o cineteatro e a quadra poliesportiva do Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU, localizado na Praça Corta Rio, que foram renovados em um trabalho conjunto das secretarias de Obras, Cultura e Esporte e voltam a estar disponíveis para o uso da comunidade. Na reinauguração do espaço teve apresentação de grupo teatral e torneio de vôlei feminino.

“A gente precisa incentivar a atividade física, como forma de promoção de saúde para a população. Por isso, o esporte é tão fundamental. E, claro, tem ainda o papel que ele desempenha na integração das pessoas, seu papel social. O vôlei tem bastante força aqui na Posse e quem sabe daqui não saiam atletas para representar a cidade no futuro?”, indagou o prefeito, que lembra ainda que o CEU ainda ajudará a formar talentos nas artes. Entregamos o cineteatro novinho. Foi restaurado e agora ele permitirá a volta dos programas e ações culturais. Além disso, o espaço ainda conta com a formação profissional, entre outras atividades para a comunidade”.

Um dos projetos que utiliza o espaço é o 5º Distrito Vôlei, que existe há cinco anos e nasceu com a criação da quadra poliesportiva. “Centenas de pessoas já passaram pelo projeto, de crianças e adolescentes a adultos. Hoje, temos 40 meninas e jovens participando. A recuperação desse espaço é fundamental para a continuidade do projeto, porque a Posse é um distrito carente de projetos sociais. A locomoção para Itaipava ou para o primeiro distrito gera um custo alto. A expectativa é, aos poucos, à medida que as medidas sanitárias permitirem, voltar a envolver mais pessoas com o projeto”, destacou Jonathan Cruz, idealizador do 5º Distrito Vôlei e que passou a cursar educação física por causa do projeto social.

“Fizemos a arrumação da quadra, melhoramos a infraestrutura com a tela e ajudamos a organizar o torneio de vôlei, que é uma atividade tradicional na Posse e que hoje comemora a reativação do espaço. É uma ideia do prefeito ter, dentro de todas as localidades, núcleos do Agita Petrópolis e programas que fomentem as práticas esportivas. A ideia do torneio de vôlei é que isso traga a população para o CEU e mostre a possibilidade dessa e outras práticas esportivas. O vôlei é uma potência aqui do distrito, mas o espaço também pode receber valores do futsal, do skate”, destacou o secretário de esportes, Leandro Kronemberger (“Berg”).

Além do vôlei, o CEU da Posse já conta com programação de dança fitness, ginástica, circuito funcional para adolescentes e adultos, futebol e capoeira. E, para além da prática esportiva, conta ainda com o Telecentro, onde é feita a impressão de documentos, retirada a 2° via de boletos (Detran, Enel, IPTU, entre outros), o cadastro no Sebrae, a regularização/solicitação de documentos na Receita Federal, criação de e-mail, envio de e-mail para portais de trabalho e criação e impressão de currículos.

Retomada das atividades culturais

Nos últimos anos, o cineteatro do CEU da Posse sofreu com o desgaste. O telhado e o piso danificados por causa das infiltrações deixaram o espaço sem uso. Nos últimos meses, o governo interino iniciou a recuperação do telhado, que neste fim de semana foi reinaugurado. “Foi feita ainda a manutenção no banheiro masculino e a troca de um vidro do laboratório de informática que estava quebrado. E, com o avanço da vacinação no nosso município, vamos elaborar um cronograma para voltarmos a oferecer atividades culturais e de lazer no CEU da Posse. A nossa ideia é usar esse equipamento no fomento da cultura e no esporte em breve”, ressalta o presidente do Instituto Municipal de Cultura – IMC Charles Rossi, que lembra ainda que o espaço conta ainda com biblioteca, laboratório multimídia, salas de oficinas, espaços multiuso, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), além de pista de skate, quadra de eventos, playground e um espaço para caminhada.

Na cerimônia de reativação do espaço participaram ainda parlamentares como o vereador Ronaldo Ramos, que representa a comunidade na Câmara, e ainda os vereadores de Areal Valter Luiz e Luiz Zimbrão. “A recuperação do teatro, da quadra e dos brinquedos para as crianças mostra o poder público efetivamente presente aqui na Posse, dando oportunidade para a comunidade desenvolva a cultura, se desenvolva socialmente também, possibilitando que as pessoas não precisem se deslocar daqui para ter acesso à esses serviços tão importantes”, pontuou Ramos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: