Petrobras propõe novo indexador para contratos de gás com distribuidoras

A Petrobras anunciou nesta 2ª feira (3.mai.2021) que oferecerá às distribuidoras um novo indexador nos contratos para compra de gás natural. Trata-se do Henry Hub, referência nas negociações de gás nos Estados Unidos. Segundo a petroleira brasileira, a opção tem “menor volatilidade, sem abrir mão do alinhamento com os preços internacionais”.

Atualmente, os preços levam em conta, principalmente, a cotação de petróleo e a taxa de câmbio. Os 2 fatores contribuíram para que os contratos tivessem reajuste de 39% no último sábado (1º.mai). Segundo a Petrobras, a nova fórmula ainda será negociada com clientes.

A companhia informou ainda que os clientes poderão escolher se adotarão o novo indexador ou manterão os preços atrelados ao preço do barril de petróleo tipo Brent (referência do Mar do Norte, na costa do Reino Unido). “A escolha poderá ser feita a critério do cliente, atendendo a demanda do mercado por mais flexibilidade nas fórmulas de preço. A fórmula de precificação será anunciada tão logo sejam concluídas as negociações comerciais”, informou em nota.

Henry Hub é um entroncamento de gasodutos em Erath, na Louisiana, com acesso de vários compradores e vendedores de gás natural. Por conta das negociações e forte concorrência, encontra-se um preço de equilíbrio formando o indexador agora proposto pela Petrobras. O valor é usado desde 2016 como referência em novos contratos internacionais de longo prazo de GNL (gás natural liquefeitos) nos Estados Unidos.

A Petrobras divulgou também que as distribuidoras terão mais opções também em relação à duração dos contratos. Que poderão ser de 6 meses a 4 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: