Pelé ganha homenagem em tradicional bairro de Buenos Aires
Dias após a morte do Rei do Futebol, no último 29 de dezembro, Pelé ganhou uma homenagem no tradicional bairro San Telmo, na capital da Argentina. A obra foi feita pelo artista brasileiro Xoxu, que mora na vizinhança de Buenos Aires há cinco anos.
Em entrevista ao g1, o artista contou que já estava planejando pintar um mural em homenagem à atriz e cantora portenha Tita Merello, mas, com o falecimento de Pelé, optou por priorizar o craque. “Comecei a fazer praticamente no mesmo dia”, afirmou Xoxu. “Em quatro dias estava pronto.”
De acordo com ele, a clássica rivalidade do Brasil com a Argentina interferiu muito pouco na reação que os moradores do bairro tiveram acerca da pintura, que foi feita em frente a um mercado local.
“Como a Argentina foi campeã mundial recentemente, o pessoal falava que queria ver um mural do Messi. Inclusive, quando fui pintar, deixei para colocar as cores no fim, até para fazer um pouco de suspense”, disse.
A obra parece ter feito sucesso. “Diria que só uns 10% das pessoas reprovaram, a grande maioria curtiu”, contou.
San Telmo é um bairro tradicional em Buenos Aires e, além de ficar perto do centro turístico da cidade, é uma vizinhança historicamente importante para a comunidade preta da Argentina, pois era majoritariamente povoado por pessoas pretas até recentemente. Este, segundo Xoxu, também foi um fator que influenciou sua decisão por retratar Pelé, um homem preto, no bairro.
“Quero contribuir com fatos históricos, não apenas fazendo desenhos, mas fazendo obras que tenham sentido dentro de um contexto sociocultural para o local onde moro”, afirmou.