Pela 1° vez, Mangaratiba contará com moto aquática para ampliar a fiscalização marítima

Hoje, Dia Mundial dos Oceanos, a Prefeitura de Mangaratiba deu um passo a frente para ampliar as ações de fiscalização marítima no município. Isso porque, a Secretaria de Meio Ambiente (SMMA) acaba de entregar a primeira moto aquática à frota municipal de embarcações. O veículo, que foi adquirido por medida compensatória e sem custos para os cofres públicos, será cedido ao Grupamento de Proteção Ambiental da Guarda Municipal (GPA) e utilizado no supervisionamento de praias e ilhas da região.

A cerimônia de entrega do equipamento aconteceu no Iate Clube de Muriqui e contou com a presença do vice-prefeito, Chicão da Ilha, o Secretário de Meio Ambiente, Antonio Marcos Barreto, e da Subsecretária da pasta, Fernanda Porto, além de agentes do GPA e da Fiscalização Ambiental.

O vice-prefeito fez questão de comentar a importância da ação. “Esse é mais um avanço da gestão Alan Bombeiro e Chicão da Ilha. Nunca houve em Mangaratiba tanto investimento na fiscalização ambiental em tão pouco tempo. Nos últimos dois anos, tivemos leis atualizadas, a chegada de drones, quadriciclos e equipamentos de última geração, além dessa moto aquática, que foi adquirida sem gerar custos para o município. Estamos conseguindo cumprir nosso objetivo de ampliar cada vez mais a proteção dos nossos recursos naturais”, disse Chicão da Ilha.

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, a moto aquática vai melhorar a mobilidade das equipes de fiscalização ambiental, não só região costeira, mas também, nas ilhas e demais pontos da baía.

“A moto aquática agiliza e facilita os translados náuticos. Ela permite aumentar a área de abrangência da fiscalização e chegar com mais efetividade onde a embarcação não chega. Com esse veículo vamos poder aumentar a cobrança do cumprimento das leis ambientais e proteger ainda mais nossa fauna e flora Marinha”, pontuou Antonio Marcos Barreto.

Vale lembrar que recentemente os funcionários da SMMA e agentes do GPA concluíram um curso de pilotagem de motos aquáticas e embarcações de serviço público ofertado pela Capitania dos Portos de Itacuruçá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: