Peça-chave no Fluminense em só cinco meses, Martinelli vai para 1ª Libertadores com Europa de olho

Em cinco meses, tudo pode mudar. E Martinelli é a prova viva disso. No dia 30 de novembro de 2020, o volante de 19 anos fazia sua estreia no profissional do Fluminense no empate sem gols com o Bragantino no Maracanã. De lá para cá, a joia se firmou como titular com três treinadores diferentes (Odair Hellmann, Marcão e Roger Machado), virou peça-chave do meio de campo, vai disputar a sua primeira Copa Libertadores e já começou a chamar a atenção do futebol europeu.

Martinelli já tem 15 jogos como titular do Fluminense — Foto: Lucas Merçon / Fluminense FC

Antes mesmo de fazer o seu primeiro jogo internacional no torneio de maior vitrine da América do Sul para a Europa, Martinelli já passou a ser observado pela Inglaterra. Com as recentes vendas de Richarlison (Watford-Everton), João Pedro (Watford) e Kayky (Manchester City) para o país, os clubes ingleses parecem estar mais atentos ao Fluminense. O ge apurou com alguém próximo ao jogador que olheiros do Manchester United e do Arsenal fizeram sondagens ao seu estafe nos últimos dias.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Por enquanto, não passaram de consultas e busca de informações, como por exemplo o tempo de contrato no Fluminense, até o fim de 2024, e a multa rescisória para o exterior, que é de € 40 milhões de euros (R$ 265,7 milhões na cotação atual). Não houve qualquer sinalização de proposta oficial e sequer contato com a diretoria tricolor. Martinelli passou a ser patrocinado pela Nike e é agenciado pela empresa “ADM Esporte”, que não quis comentar o assunto ou confirmar as sondagens.

Joia assinou recentemente contrato de patrocínio com a Nike — Foto: Divulgação

Mas a reportagem apurou que o jogador e o seu estafe não cogitam uma transferência a curto prazo. Natural de Presidente Prudente, no interior de São Paulo, Martinelli passou pelo Marília e Grêmio Prudente nas categorias de base até chegar a Xerém, onde disputou mais de 100 partidas e completou sua formação passando pelo sub-17, sub-20, sub-23 e seleções de base. A pessoas próximas, o volante não esconde seu carinho pelo Fluminense e o desejo de ficar mais tempo no clube, além da grande expectativa de disputar a sua primeira Libertadores.

Em 17 jogos no profissional, sendo 15 como titular, Martinelli acumula números expressivos: três gols, duas assistências, índice próximo a 90% de acertos nos passes (segundo dados do site “Footstats”) e até o fim do mês passado não sabia o que era perder quando começava jogando – a invencibilidade caiu nos 3 a 2 para o Volta Redonda em Bacaxá. Ao todo, soma 10 vitórias, cinco empates e duas derrotas no profissional.

Martinelli em ação contra o Vasco: joia tem números expressivos — Foto: Thiago Ribeiro / Agência Estado

Além de tudo isso, ele ainda substituiu à altura Dodi, que se transferiu para o Kashiwa Reysol, do Japão, e era visto como o motorzinho do time. Martinelli fez a torcida esquecer o antecessor, virou o novo xodó e já ganhou um apelido nas redes sociais: “Xavinelli”, em uma mistura de seu nome com o ex-jogador Xavi Hernández, que foi craque do Barcelona e da seleção espanhola. E a alcunha agradou:

– Na base, um sempre brincava com o outro, colocando apelido, mas nunca tinha recebido esse apelido ainda. Fiquei muito feliz quando vi no Twitter. (Xavi) É um cara que é ídolo, não tem o que falar, foi um grande jogador. Fico muito feliz com essa comparação. Vou tentar seguir os passos dele – comentou Martinelli em recente entrevista ao ge.

Volante ao lado de Carlos Alberto Parreira em seus tempos de base no Flu — Foto: Divulgação

Com Martinelli no time, o Fluminense volta a campo no próximo domingo para enfrentar o Nova Iguaçu às 18h (de Brasília), no Maracanã, pela nona rodada Taça Guanabara. Com 13 pontos e em quarto lugar a três jogos do fim, o Tricolor defende a permanência no G-4, zona de classificação para a semifinal do Campeonato Carioca. A Libertadores começará para a equipe daqui a duas semanas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: