fbpx

Palestras sobre prevenção ao câncer de mama e colo de útero marcam campanha Outubro Rosa, em Barra do Piraí

Aproveitando a campanha mundial de conscientização sobre prevenção ao câncer de mama e colo de útero. A Secretaria de Saúde promoveu ao longo do mês de outubro, várias palestras educativas abordando cuidados básicos e tirando dúvidas de pacientes que aguardavam atendimento no Centro de Saúde da Mulher. Por isso, os bate-papos informativos liderados pela enfermeira Luciane Silva receberam o título de “Sala de Espera”.

 “Apesar de hoje em dia haver mais informação que antigamente sobre prevenção tanto do câncer de mama, quanto de colo de útero a maioria das mulheres não faz o autoexame de maneira 100% certa. A apalpação deve ser detalhada, analisando todo o seio, incluindo auréolas e axilas.

Outro erro comum é achar que por não menstruar o risco de tumor é zero, todas as mulheres devem realizar o autoexame e homens também, porque o câncer de mama não é uma doença exclusiva de mulheres.” Assim Luciene explica a importância das informações compartilhadas a partir das conversas lideradas por ela. Outubro está acabando e com ele a campanha do Outubro Rosa e os bate-papos informativos oferecidos pela “Sala de Espera”, contudo a precaução deve continuar mais intensa do que nunca. Não deixe de fazer o autoexame uma vez por mês e ao menos uma mamografia completa anualmente. Lembrando que apesar do diagnóstico mais raro, homens também podem ser acometidos por câncer de mama. Para marcar uma consulta ou exame no Centro de Saúde da Mulher em Barra do Piraí entre em contato com os telefones: 2443-1766 ou 2443-1737.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: