Paes diz que pode flexibilizar medidas de restrição contra a Covid-19 nesta sexta

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse que a cidade poderá flexibilizar ainda mais as restrições em vigor para coibir a transmissão da Covid-19. Nesta quinta, o chefe do executivo municipal vai se reunir com o secretário municipal de Saúde, o médico Daniel Soranz, e o conselho de saúde do Município para decidir o que vai ser feito nas próximas semanas.

— Vou me reunir com o time da saúde hoje e se puder relaxar, vamos relaxar. Mas só vamos divulgar isso amanhã. — contou Paes. — Se puder flexibilizar ainda mais, deixar com que a cidade funcione normalmente dentro da possibilidade, neste novo normal, a gente vai relaxar. Mas a gente só informa amanhã, vendo os dados a serem divulgados pela Secretaria municipal de Saúde.

No fim da semana passada, a prefeitura do Rio flexibilizou algumas medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19 e liberou as praias cariocas, entre segunda e sexta-feira. Além de bares e restaurantes, também foram liberadas atividades não-essenciais até 22h. O comércio também não precisa mais abrir de forma escalonada, desde que feche até 22h. As novas medidas entram em vigor neste sábado e vão até o dia 3 de maio.

Mesmo com o alívio de algumas restrições, continuam suspensos na cidade:

  • O funcionamento de boates, danceterias, salões de dança e casas de espetáculo;
  • Atividades de ambulantes nas areias das praias nos sábados, domingos e feriados;
  • A permanência de indivíduos nas ruas, áreas e praças públicas no horário das 23h às 5h;
  • Permanências na areias das praias, em parques e cachoeiras nos sábados, domingos e feriados;
  • A realização de eventos, tais como shows, festas e rodas de samba, em áreas públicas e particulares;
  • A entrada de ônibus e demais veículos de fretamento no município, exceto aqueles que prestem serviços regulares para funcionários de empresas ou para hotéis, cujos passageiros comprovem reserva de hospedagem;
  • A utilização das pistas da orla nas Avenidas avenidas Delfim Moreira, Vieira Souto e Atlântica como áreas de lazer.

Prefeito: cidade ainda tem reserva de vacinas

Paes tranquilizou a população em relação à continuidade da vacinação na cidade. Enquanto isso, pelo menos 13 cidades do estado já não têm estoques para a segunda dose. De acordo com o prefeito, mais vacinas da Coronavac e da AstraZeneca/Oxford deverão chegar ao município nos próximos dias.

— Não é uma reserva de 100%, mas é uma reserva que nos dá o conforto de, caso aconteça um atraso, como ocorreu esta semana, para que a gente continue aplicando — disse Paes, que garantiu a vacinação para o fim de semana na cidade. — Temos sim condições de fazer (a imunização) isso até o fim de semana e esperamos que, na segunda-feira, como prometido, cheguem as doses da vacina. Chegando as doses a gente prossegue normalmente. A princípio não há nenhum risco para as pessoas que já foram vacinadas e aguardam para tomas a segunda dose. Podem ter tranquilidade.

Nesta quinta-feira, a capital vacina homens com 58 anos dos grupos prioritários e profissionais da saúde com 41 anos. Na sexta-feira, dia 30, serão imunizadas mulheres de 57 anos pertencentes aos grupos prioritários e profissionais da saúde com 40 anos.

Doses na Base Aérea

O prefeito inaugurou nesta quinta-feira um novo ponto de vacinação, na Base Aérea do Galeão. O posto, que terá atendimento no sistema drive-thru, funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, de 8h a 12h. O posto fica na Estrada Alfredo da Rocha, s/n, Ilha do Governador (entrada da Base Aérea do Galeão).

O militar Ubiratam da Costa Pinto, de 58 anos, foi o primeiro a ser vacinado no novo espaço de imunização:

— Essa é uma sensação muito boa. Só tenho a agradecer a Deus. Esse é um privilegio de estar aqui e ser o primeiro (a ser vacinado). A minha família está muito feliz. Eu só quero tomar a segunda dose e esperar para voltar a fazer o que eu mais gosto, que é fazer cruzeiros — contou o militar, pouco antes de receber a primeira dose.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: