Outro ciclone ameaça a Índia; Tauktae deixou 110 mortos

Posto de combustível destruído durante passagem do ciclone Tauktae na vila de Timbi, no estado ocidental de Gujarat, na Índia, em 19 de maio de 2021 — Foto: Amit Dave/Reuters

Um novo ciclone está se formando no Golfo de Bengala, a leste da Índia, advertiram os meteorologistas nesta quinta-feira (20), após a passagem do Tauktae provocar pelo menos 110 mortes.

O Tauktae foi a tempestade ciclônica mais violenta das últimas décadas no país, já atingido por uma devastadora segunda onda de Covid-19 que tem quebrado todos os recordes mundiais de mortes e casos confirmados.

O departamento meteorológico indiano informou que a zona de depressão do novo ciclone deve se formar até sábado (22), desta vez na costa leste do país.

A meteorologia considera “muito provável” que o sistema se intensifique de maneira progressiva e virar uma tempestade ciclônica, que poder afetar os estados de Bengala Ocidental e Odisha até quarta-feira (26).

O ciclone Tauktae atingiu os estados da costa oeste na segunda-feira (17).

Antes de tocar o solo, no estado de Gujarat, rajadas de vento de até 185 km/h e chuvas torrenciais provocaram 20 mortes no oeste e no sul da Índia. Foram registradas ao menos 53 mortos em Gujarat.

A Marinha indiana encontrou 37 corpos após o naufrágio de uma embarcação de apoio a instalações petroleiras afetadas pela tempestade e 38 pessoas continuam desaparecidas.

Imagem de satélite de terça (18) mostra o ciclone Tauktae se aproximando da costa oeste da Índia — Foto: Nasa via AP
Imagem de satélite de terça (18) mostra o ciclone Tauktae se aproximando da costa oeste da Índia — Foto: Nasa via AP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: