Organização internacional para migrações apresenta o programa ‘Oportunidades’ em Teresópolis

Iniciativa da Organização Internacional para as Migrações (OIM/ONU) e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), o programa ‘Oportunidades’ foi apresentado nesta segunda, 14, no Teatro Municipal, na Prefeitura. O programa é voltado para o apoio ao processo de integração econômica de migrantes vulneráveis no Brasil por meio de parcerias entre poder público e iniciativa privada.

O encontro contou com a participação dos secretários e de servidores das secretarias de Desenvolvimento Social e de Trabalho, Emprego e Economia Solidária. “Esse conhecimento sobre a migração vai nos ajudar no dia a dia na receptividade dessas pessoas. Precisamos lidar com os estrangeiros que estão e os que virão para o Brasil tanto na questão social quanto na questão do trabalho também”, pontuou o secretário de Desenvolvimento Social, Marcos Jaron.

Lucas Guimarães, secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, frisou o empenho do governo municipal para que todo cidadão seja acolhido. “O Prefeito Vinicius Claussen sempre destaca que todas as ações da gestão devem ser voltadas para o cidadão que reside em Teresópolis, tendo ele nascido ou não na cidade. Então tudo o que a Prefeitura puder fazer para melhorar e recepcionar essa pessoa, será feito”.

Durante o encontro, o coordenador do programa, Diogo Felix, fez uma breve apresentação sobre a história da OIM, que tem 173 estados membros e mais de 400 escritórios distribuídos pelo mundo, sendo cinco no Brasil. A organização está comprometida como princípio de que a migração segura, ordenada e digna beneficia os migrantes e as sociedades de acolhida.

“O programa possui quatro eixos de atuação, voltados para treinamento e capacitação, fomento ao empreendedorismo, inserção laboral e informação sobre direitos. Por exemplo, na parte de treinamento e capacitação, oferecemos, em sistema de parceria, mais de 300 cursos”, destacou o coordenador, que estava acompanhado da colaboradora da OIM, Jéssica Maia.

Diogo Felix também falou sobre a plataforma ‘MigraCidades: Aprimorando a Governança Migratória Local no Brasil’, ferramenta de capacitação voltada para o setor público. A plataforma oferece capacitação para os governos locais verificarem a abrangência de suas políticas migratórias, bem como identificarem potenciais políticas a serem desenvolvidas em benefício dos migrantes e das comunidades de acolhida. No final, o município recebe um selo de certificação da ONU comprovando que participaram com sucesso em todas as etapas do processo. Servidores da Prefeitura serão inscritos para participar da capacitação ‘MigraCidades’.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito