Obras na Quinta da Boa Vista têm início para comemorações do bicentenário da Independência

A Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, uma das principais áreas de lazer da cidade do Rio, vai passar por uma verdadeira repaginada. A prefeitura está investindo R$ 14,6 milhões em um projeto de revitalização anunciado na manhã desta sexta-feira (13) pelo prefeito Eduardo Paes e a secretária municipal de Conservação, Anna Laura Valente Secco. As obras, que já iniciaram, fazem parte de um projeto para preparar o local para as comemorações do bicentenário da Independência, em setembro.

— A Quinta da Boa Vista é a mais simbólica de todas as intervenções que vamos fazer para o bicentenário da Independência. Tem muito tempo que esse parque não passa por uma reforma completa de seus equipamentos históricos, como esculturas e portões — disse o prefeito.

O projeto de restauração será executado pela Secretaria municipal de Conservação e prevê recuperação de estruturas, espaços e aparelhos. Durante a intervenção serão recuperados o gradil que cerca o espaço; a pavimentação das vias internas; das calçadas; das rampas de acessibilidade; de duas quadras esportivas e uma em grama sintética; o campo de saibro e os banheiros. As obras serão realizadas em duas frentes simultâneas: uma voltada para toda a área do parque e outra dedicada exclusivamente aos monumentos.

Estão programadas também melhorias no sistema de drenagem, com a limpeza do canal, a implementação de galerias de águas pluviais, 12 caixas de ralo e três poços de visita. Haverá ainda o tratamento paisagístico do local, a demarcação de pista de corrida, a instalação de bancos e mesas de concreto, um deck em madeira para pedalinhos, um bicicletário e equipamentos para a Academia da Terceira Idade (ATI).

Quinta da Boa Vista passa por obras de revitalização para bicentenário da IndependênciaQuinta da Boa Vista passa por obras de revitalização para bicentenário da Independência Foto: Beth Santos / Prefeitura do Rio / Divulgação
Monumentos também serão recuperados. Os trabalhos começam pela Gruta e pela Cascata. O trabalho será estendido para os quatro portões da Quinta da Boa Vista, o Templo de Apolo, o Pagode Chinês, os dólmens de meditação, as esculturas Canto das Sereias e Serpente, o busto de José Bonifácio, a estátua de D. Pedro II e os elementos em rocaille, como pontes, bancos e guarda-corpos. A revitalização inclui ainda o jardim-terraço, que pode ser visto da Alameda das Sapucaias.

— Em setembro toda essa área estará de cara nova — prometeu a secretária Anna Laura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.