O Dia D da Campanha Outubro Rosa em Petrópolis

Teve início, às 8h deste sábado, o Dia D da Campanha Outubro Rosa 2020. De acordo com o cronograma divulgado, o Centro de Saúde realizou ações específicas para todas as mulheres. O mutirão ofereceu, ontem, 100 exames de coleta de preventivo, busca ativa de faltosos de patologia cervical às pacientes de lesões pré-oncológicas, consultas de ginecologia, nutrição, odontologia e psicologia, além de testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatites. No local, as mulheres também receberam orientações sobre atividades físicas realizadas por educadores. Todas as consultas foram agendadas e aconteceram com intervalo mínimo de 30 minutos para evitar as aglomerações e serem realizadas limpeza e higienização dos consultórios.

Outro local de atendimento pela campanha neste sábado foi o Hospital Alcides Carneiro. Desde às 8h, cerca de 150 mulheres que já haviam feito seus agendamentos no Centro de Imagens da unidade realizaram exames de mamografia e ultrassonografia transvaginal. A lojista Márcia Pereira foi uma das pacientes que passaram pelo atendimento, ainda antes das 9h. “Fiquei muito feliz quando recebi a ligação do Hospital Alcides Carneiro. Vinha esperando há algum tempo pra fazer meus exames por causa dessa loucura causada pela pandemia e adorei a oportunidade de fazer num sábado e não precisar faltar ao trabalho. Fiquei bem satisfeita com o atendimento dos funcionários e com a educação, tanto por telefone quanto pessoalmente aqui”, disse.

No ambulatório da unidade, outras 210 mulheres agendadas também tiveram coleta de preventivo, procedimentos específicos como acupuntura e consultas com médicos cardiologistas, clínicos e ortopedistas. As ações previstas no Dia D da Campanha Outubro Rosa têm o objetivo de dar ainda mais agilidade aos atendimentos e procedimentos voltados às mulheres no município. Vale lembrar que na próxima terça-feira (27/10), outras 35 pacientes serão atendidas na realização de exames de ultrassonografia transvaginal, mamografia e ressonância de mama, entre 17h e 22h, no Hospital Alcides Carneiro. Dia 31, e último dia da campanha, estão agendados mais 24 exames de mamografia. 

Pacientes devem manter seus cadastros atualizados 

Com a retomada das atividades eletivas na saúde do município, a prefeitura vem fazendo uma programação de mutirões para agilizar todos os atendimentos de consultas, exames e cirurgias em Petrópolis. Diante da necessidade de reagendamento, a Secretaria de Saúde informa que vem encontrando grande dificuldade de contato com pacientes que aguardam pela realização de exames. Segundo a secretária de saúde, Fabíola Heck, muitos têm deixado de manter seus cadastros atualizados nas unidades de saúde do município. “Nossas equipes vêm entrando em contato para fazer o reagendamento dos procedimentos, mas muitas pessoas não estão sendo localizadas porque deixaram seus cadastros desatualizados. Elas trocam de telefone e não avisam nada nos postos. Na última semana, de cem pacientes contatados apenas 25 foram localizados. Isso acaba travando o andamento do trabalho e prejudicando os próprios pacientes”, explicou a secretária. A Secretaria de Saúde informa, ainda, para que pacientes que não receberem a ligação das unidades até o próximo mês de novembro, retornem aos locais onde foram atendidos para que possam atualizar seus cadastros e refazer seus pedidos de exames.

A demanda de pacientes para os atendimentos eletivos se formou nos últimos seis meses, entre março e setembro deste ano, quando todos os procedimentos tiveram sua realização suspensa devido às medidas de segurança para o enfrentamento da covid-19 na cidade.

Hoje, Dia D da campanha, as consultas vêm sendo realizadas em todas as Unidades de Saúde, tais como Postos de Saúde da Família, Unidades Básicas de Saúde, Centro de Saúde e Ambulatório Escola do Hospital Alcides Carneiro. Vale dizer que as obras de adaptação do novo mamógrafo digital do Centro de Saúde tiveram início no último dia 13 de outubro e tem previsão de entrega para o mês de novembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: