Ação da policlínica municipal levou diálogo de conscientização aos pacientes presentes na sala de espera

Na última segunda-feira, dia 21 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde realizou um bate papo interativo em alusão ao Novembro Azul, campanha que conscientiza a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. O diálogo foi promovido para os pacientes da Policlínica Municipal Celestina José Ricardo Rosa, que tem seus atendimentos concentrados temporariamente na rua Nilza Gurgel 55, na Vila Emil. 

Na sala de espera, os pacientes que aguardavam puderam assistir a uma palestra ministrada pelo urologista da policlínica, Dr. Felippe Carneiro. Durante a conversa, ele falou sobre sintomas, prevenção, diagnóstico e tratamento, abordando a importância de uma rotina de cuidado e exames preventivos. 

“Geralmente, começamos a investigar a partir dos 40 anos de idade, com uma bateria de exames, como o de sangue, incluindo o PSA, exame de urina e ultrassom da próstata. Assim, chegamos a um diagnóstico. Mas, quando há dúvidas, também temos pela Prefeitura de Mesquita uma gama de outros exames complementares como tomografia computadorizada, ressonância magnética e biópsia, que nos ajudam a elucidar quaisquer dúvidas e a chegarmos a um diagnóstico preciso”, explica Dr. Felippe.

Além da conversa educativa, a ação reforçou a busca por atendimento na Atenção Básica. Os profissionais explicaram que, primeiro, o paciente precisa se consultar em uma das clínicas da família. Assim, detectando a necessidade, ele é encaminhado ao especialista na policlínica.

Mudança temporária

Os atendimentos da Policlínica Municipal Celestina José Ricardo Rosa e do CEMCAM (Centro de Especialidades da Mulher, Criança e Adolescente de Mesquita) aconteciam em Santa Terezinha. Mas para assistir ainda melhor a população, o prédio está recebendo melhorias. Enquanto isso, as consultas estão concentradas no imóvel localizado na rua Nilza Gurgel 55, na Vila Emil. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.