Nova sede do Capsi é inaugurada em Teresópolis

Unidade permitirá a ampliação do atendimento para crianças e adolescentes com transtornos mentais

Nesta sexta-feira (2), a Prefeitura Municipal de Teresópolis inaugurou a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) na rua Tietê, em Araras. A nova sede fica em um imóvel com 455 m², adquirido por meio de uma desapropriação feita pela Gestão Municipal e assinada no decreto 5.520/2021.  Vinculado à Divisão de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, o Capsi realiza o acolhimento, tratamento e reinserção social de crianças e adolescentes até 18 anos diagnosticados com transtorno mental grave e persistente. No local, também são atendidos casos relacionados ao uso de álcool e drogas. A assistência às crianças e adolescentes é realizada por uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais especializados em diversas áreas da saúde e que prestam atendimento integrado. 

Durante a cerimônia de inauguração, o Prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, afirmou o empenho da gestão municipal nos cuidados com a saúde mental de crianças e adolescentes e parabenizou a equipe de profissionais que atuam na unidade. “Estamos trazendo o Capsi para uma estrutura de excelência, com uma equipe muito motivada para poder atender esse momento crítico que passamos na saúde mental. Este novo Capsi é o segundo investimento da nossa gestão na Rede de Atenção Psicossocial de Teresópolis apenas este ano. A primeira foi a inauguração da Residên cia Terapêutica, na Barra do Imbuí, uma estratégia de desinstitucionalização para reinserir na sociedade os pacientes que estavam internados em instituições psiquiátricas. E vamos avançar mais, em breve com a segunda Residência Terapêutica”, declarou o prefeito Vinicius Claussen. 

“Essa nova sede do Capsi é um espaço protegido para essas crianças, onde nossa equipe poderá trabalhar melhor para cuidar da condição de saúde mental delas. A casa é uma conquista enorme da nossa gestão, um lugar terapêutico para toda a família”, afirmou o secretário de Saúde, Antônio Henrique Vasconcellos.

A Subsecretária de Atenção à Saúde, Patrícia Aragão, explica como funcionará o espaço: “Aqui os pacientes terão atendimento de equipe multiprofissional, formada por psiquiatras, psicólogos, pedagogos, assistente social e enfermeiras. Eles participarão de atividades em grupo nas oficinas oferecidas pelos próprios técnicos da unidade. Neste espaço, maior e com melhor infraestrutura, poderemos ampliar a capacidade de atendimento e a prestação de um serviço ainda melhor, com a possibilidade de oferta mais diversificada de oficinas terapêuticas e atividades comunitárias”, concluiu.

A cerimônia foi acompanhada pelos secretários municipais de Cultura, Cléo Jordão, e de Agricultura, José Carlos da Estufa, além de profissionais da Secretaria de Saúde e subsecretários de governo. Representando o Legislativo Municipal, estavam presentes os vereadores Dr Raimundo Amorim, presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Paulinho Nogueira, autor da moção solicitando uma nova sede para o Capsi, Tenente Jaime Medeiros, Maurício Lopes, Diego Barbosa, Amós Laurindo e Erika Marra. A cerimônia contou ainda com a presença do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional da Unifeso, José Feres; e dos conselheiros tutelares, Mônica Carvalho e Thiago Duque.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: