Nova sede da Casa Lar é inaugurada pela Prefeitura de Guapimirim

Resultado de imagem para Casa Lar

Um novo espaço para acolher para crianças e adolescentes, de zero a 17 anos e 11 meses, em situação de risco pessoal, social e de abandono, foi inaugurado pela Prefeitura de Guapimirim, na tarde da última quinta-feira (28). A nova sede da Casa Lar vai garantir a proteção integral aos assistidos, proporcionando mais qualidade de vida.

18 crianças e adolescentes residiam na antiga sede. Por isso, se deu a mudança da Casa Lar para um local maior. Agora, os moradores poderão desfrutar de uma casa composta por cozinha espaçosa, lugar para refeições, três banheiros, três quartos, espaço de inclusão digital, churrasqueira, sala de estar, varanda, quintal amplo e áreas de lazer e recreação, com: campo de futebol, piscina de bolinhas, escorrega e mesas de jogos.

O equipamento fica localizado na Quinta Mariana, próximo à ESF do bairro, unidade de saúde que vai acompanhar os atendimentos em saúde dos assistidos.

Além do Ministério Público e a Vara da Infância, as crianças e adolescentes são acompanhadas por uma equipe de educadores/cuidadores, mãe social, técnicos em assistência social e psicólogo. Ainda trabalham no local: um vigia, uma cozinheira e uma auxiliar de limpeza.

A iniciativa faz parte do plano estratégico de políticas públicas da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, como afirmou o Secretário Adib Fara Maluf. “Nossa equipe se empenhou bastante para que esse sonho se tornasse uma realidade. E saber que estamos proporcionando mais dignidade para as crianças e adolescentes, não tem preço”, afirmou Adib.

“Apesar de todo o suporte técnico proporcionado pela equipe, tentamos nos aproximar ao máximo de um modelo familiar, com muito amor e carinho. Nosso objetivo também é fortalecer a autonomia de cada um deles, por meio das tarefas diárias”, relatou Ana Paula Almeida, coordenadora do Serviço de Proteção de Alta Complexidade da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, que engloba a Casa Lar.

“No cenário que vemos o desmantelamento das políticas públicas, por exemplo, esse espaço se aproxima do melhor atendimento às crianças e adolescentes. A Administração Pública está de parabéns”, ressaltou Dr.ª Rafaela de Freitas, Juíza do Juizado Especial Adjunto Criminal e de Violência Doméstica de Guapimirim.

“Essa gestão está fazendo a diferença e valorizando as pessoas. Feitos inéditos foram conquistados, como a inauguração Centro Integrado de Neuropsiquiatria, no início desse mês”, destacou o vereador Max Alexandre, mais conhecido como Max da Iconha.

A primeira-dama, Paula Tringuelê, também compareceu à inauguração e destacou o comprometimento da gestão em fazer a diferença na vida das pessoas. “Estou muito feliz em participar desse momento único para Guapimirim”, disse Paula.

Emocionado, o Prefeito Zelito Tringuelê falou sobre a realização do sonho de ter um espaço amplo para as 18 crianças e adolescentes poderem desfrutar. “Temos trabalhado, incansavelmente, para mudar a vida das pessoas. E as palavras que destaco são dignidade e comprometimento. Essas duas coisas nos motivaram muito para conquistar essa nova sede da Casa Lar”, afirmou o gestor municipal.

Ainda vale ressaltar que essa modalidade de acolhimento se propõe a oferecer desenvolvimento de relações, que muito se aproxima do ambiente familiar, por meio de um atendimento individualizado, do fortalecimento e estímulo à interação social e comunitária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito
%d blogueiros gostam disto: