No G-6 dos melhores visitantes, Fluminense inicia o Brasileirão próximo dos piores mandantes

Na temporada passada, o “fator casa” foi essencial para o Fluminense terminar em quinto lugar no Campeonato Brasileiro e voltar para a Libertadores depois de oito anos. Com 11 vitórias e 66,6% de aproveitamento, o Tricolor foi um dos melhores mandantes da competição. Mas neste início da edição de 2021, o time tem deixado de fazer o dever de casa.

Fluminense perdeu para o Grêmio no último sábado com gol de pênalti no fim — Foto: Alexandre Durão / ge

Apesar das duas vitórias nos primeiros dois jogos no Rio de Janeiro, sobre Cuiabá e Santos, o Fluminense já não sabe o que é vencer há quatro partidas em seus domínios: empatou com Corinthians e Ceará e perdeu de Athletico-PR e Grêmio, até então o lanterna do campeonato.

A equipe de Roger Machado está perto dos piores mandantes: tem só o 12º aproveitamento com 44,4%, mesmo número de Atlético-GO e Bragantino, mas com pior saldo de gols (veja na tabela abaixo).

Piores mandantes do Brasileirão

TimeAproveitamento
Chapecoense5,5%
Cuiabá16,6%
Grêmio20%
Sport26,6%
Internacional27,7% (saldo -3)
Corinthians27,7% (saldo -2)
América-MG28,5%
São Paulo33,3%
Fluminense44,4% (saldo -2)
Atlético-GO44,4% (saldo -1)

Vale destacar que dos seis jogos do Fluminense como mandante, apenas dois foram no Maracanã, onde venceu o Santos e perdeu do Grêmio. Sem o estádio durante a Copa América, o restante das partidas foi em São Januário e no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.

Tricolor foi goleado pelo Athletico-PR por 4 a 1 no Raulino de Oliveira — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

A situação do clube na tabela só não está pior porque, por outro lado, o desempenho tricolor como visitante está entre os melhores do campeonato. Com duas vitórias, três empates e apenas uma derrota em seis jogos, o Fluminense tem o sexto melhor aproveitamento fora de casa com 50%, só atrás do rival Flamengo no saldo de gols (veja na tabela abaixo).

Melhores visitantes do Brasileirão

TimeAproveitamento
Bragantino88,8%
Atlético-MG71,4%
Palmeiras66,6%
Athletico-PR50% (3 vitórias)
Flamengo50% (2 vitórias / 5 de saldo)
Fluminense50% (2 vitórias / 1 de saldo / 6 gols pró)
Corinthians50% (2 vitórias / 1 de saldo / 4 gols pró)
Internacional50% (2 vitórias / -2 de saldo)
Bahia46,6% (2 vitórias / 1 de saldo)
Atlético-GO46,6% (2 vitórias / -2 de saldo)

O time de Roger Machado tem se caracterizado por ser um visitante indigesto, independentemente do campeonato. Na Libertadores, por exemplo, o Fluminense está invicto com um empate e três vitórias longe de seus domínios, incluindo um 3 a 1 em cima do River Plate dentro do Monumental de Nuñez, na Argentina.

Fluminense já venceu Sport e Flamengo fora de casa nesse Brasileirão — Foto: Mailson Santana / Fluminense FC

Em nono lugar com 17 pontos no Brasileirão, o Fluminense já está a sete pontos de distância para o G-4 e 11 atrás do líder Palmeiras. E se quiser não ficar ainda mais longe do pelotão de frente, terá que colocar à prova a sua fama de visitante indigesto, já que o próximo desafio será o Alviverde no Allianz Parque. A partida será no sábado, às 19h (de Brasília).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: