Niterói apresenta experiência com o aplicativo de relacionamento com cidadão em feira de inovação de São Paulo

Resultado de imagem para aplicativos

A Prefeitura de Niterói apresentou a experiência do uso de aplicativos de participação popular e interação do poder público com a população na 7ª edição da “Welcome Tomorrow”, entre os dias 6 e 10 de novembro, em São Paulo. O evento reuniu especialistas para discutir soluções para as cidades do futuro. A secretária municipal de Fazenda, Giovanna Victer, representou o prefeito Rodrigo Neves numa das mesas com o prefeito de Recife (PE), Geraldo Júlio, e o sócio-fundador do Colab, Gustavo Maia, para falar sobre a experiência dos dois municípios com o aplicativo que permite ao usuário reclamar, sugerir e até responder a consultas públicas.



A secretária Giovanna Victer ressaltou a importância da plataforma para a aproximação entre a cidade e seus governantes.

“Desde o início do mandato do prefeito Rodrigo Neves, procuramos desenvolver um processo de aproximação da cidade de Niterói com seu governo. O Colab surgiu para consolidar esse plano de interação. O desafio agora é conciliar as estruturas de gestão e planejamento com as demandas da sociedade. Construindo um planejamento juntos, também conseguimos aderência da sociedade às políticas públicas”.


A secretária relatou experiências em Niterói com a utilização do Colab, como a escolha de livros para a Biblioteca Parque, a consulta sobre melhorias no Campo de São Bento e sobre o modelo de quiosque a ser padronizado na orla da Praia de Icaraí. E adiantou qual será o próximo passo.  

“Nós pretendemos continuar nessa política, com novas consultas. A próxima será relacionada ao Orçamento Participativo da Juventude. A Prefeitura de Niterói vai disponibilizar R$ 2 milhões de seu orçamento para que a juventude da cidade decida como deve ser gasto esse recurso”.
Gustavo Maia, sócio-fundador do Colab, destacou a importância do grande número de moradores de Niterói nas consultas.

“Niterói é uma das cidades que começaram a usar o Colab lá no início, em 2014, e se tornaram um dos grandes cases. Fazendo uma consulta sobre cidades sustentáveis para o Brasil inteiro, pessoas de 800 municípios responderam, e Niterói foi a cidade com o maior número de participações. Então a gente sempre olhou para Niterói como modelo”.


A Welcome Tomorrow 2019 abordou questões como tecnologia que ajuda na conexão entre o médico e o paciente, cidades mais inteligentes e integradas, novos tipos de viagens e formas de trabalho. Foram criados seis protótipos de bairros futurísticos: Life Village, Fleet Village, Imagination Village, Ride Village, Smart City Village e Nomad Village. Em cada uma delas os debates discutiram temas como saúde, transporte urbano, mercado de trabalho e educação, tecnologia e entretenimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: