Na CPI, Kátia Abreu faz duras crítica a Ernesto Araújo: ‘Bússola que nos direcionou ao caos’

Senadora Kátia Abreu (PP-TO) durante CPI da Covid

Durante o depoimento do ex-ministro de Relações Exteriores Ernesto Araújo na CPI da Covid, no Senado, a senadora Kátia Abreu (PP-TO) fez duras críticas ao ex-chanceler, chamando-o de um “negacionista compulsivo” e “omisso”. Ao criticar sua “memória seletiva”, a parlamentar relembrou momentos em que Araújo fez ataques à China e o acusou de sujar a imagem internacional do Brasil, levando o país à “irrelevância”.

— O senhor deve desculpas ao país. O senhor é um negacionista compulsivo, omisso. O senhor no MRE (Ministério das Relações Exteriores) foi uma bússola que nos direcionou para o caos, para um iceberg, para um naufrágio. Bússola que nos levou para o naufrágio da política externa brasileira — afirmou Abreu.

A senadora, que não faz parte da CPI, participou da sessão desta terça-feira como representante da bancada feminina no Senado. Abreu é presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa da Casa.

Pouco após iniciar sua fala, a senadora rebateu as declarações feitas por Araújo durante a sessão, que negou ter causado atritos com a China por suas declarações à frente da Chancelaria brasileira.

— Eu imagino que o senhor tenha uma memória seletiva, para não dizer uma memória leviana. O senhor não se lembra de nada do que importa e do que ocorreu efetivamente. E se lembra de questões mínimas, supérfluas, e até mesmo não verdadeiras como o senhor vem fazendo aqui todo esse momento — disse.

A senadora listou alguns dos momentos em que o ex-ministro criticou o país asiático. Entre eles, citou o artigo que escreveu em seu blog intitulado “comunavírus”, as declarações que Araújo deu contra o que chamou de “tecnototalitarismo” no Fórum Econômico Mundial, e as críticas às relações econômicas com a China feitas por ele durante uma aula magna no Instituto Rio Branco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: