Mutirão de serviços públicos chega ao bairro Novo Eldorado.

Os problemas com as enchentes estão com os dias contados para os moradores do bairro Novo Eldorado, em Queimados. Após o período crítico das chuvas de verão, a prefeitura, através das secretarias de Obras e a de Conservação e Serviços Públicos, deu início nesta segunda-feira (4) a uma série de intervenções que serão feitas na região, entre elas: limpeza e capina das ruas e do canal que desemboca no rio Camorim, desobstrução da rede de drenagem e esgoto, nivelamento, patrolamento e recapeamento de ruas, construção de encosta e reforço na iluminação pública.

A operação contou com dois caminhões vacol, três retroescavadeiras, uma máquina patrol, três caminhões e cerca de 30 funcionários. “Estávamos esperando o fim das chuvas de verão para iniciar uma série de intervenções nos bairros, principalmente nas regiões periféricas do município. Visitamos a localidade no domingo e identificamos os problemas. Vamos primeiro resolver a questão da enchente desobstruindo a rede de esgoto e criando uma caixa de armazenamento da água que vai para a galeria. Já temos o projeto executivo para construção de outra galeria e para as obras de infraestrutura na região”, afirma o prefeito Max Lemos.

Recém-empossado, o novo secretário de Obras, Alex Reis, recorda que o programa Bairro Novo asfaltou oito ruas na localidade. A obra que era 100% executada pelo Governo do Estado – cabendo à prefeitura a formatação dos projetos -, foi suspensa em decorrência da crise econômica sem que as ruas Teresinha Simão e Dr. Luis Meirelles fossem concluídas. “Demos entrada no projeto pela Companhia Estadual de Habitação e estamos aguardando a licença ambiental ser expedida pelo INEA (Instituto Estadual do Ambiente) para a licitação. No total, serão 14 quilômetros de ruas com drenagem, saneamento, pavimentação e rede de água potável e de esgoto. Um total de R$ 52 milhões”, revela.

Moradores: “A esperança é por dias melhores”

Se tem uma palavra presente no vocabulário dos moradores do bairro Novo Eldorado, sem dúvidas é a esperança por dias melhores. Esta é a expectativa do Auxiliar de Serviços Gerais, Leandro Henrique, de 41 anos, boa parte deles vividos na localidade. “Esperamos o fim das enchentes. Quando chove sofremos muito e até já perdemos móveis. Só do prefeito ter cumprido a palavra, ter nos visitado, visto de perto nossa necessitado e colocado no dia seguinte a equipe para trabalhar já é motivo para renovar nossa esperança por dias melhores”, disse.

O mototaxista Ricardo da Silva, de 44 anos, também comemora o início das intervenções no bairro onde mora. “Ando por toda a cidade carregando passageiros e é notório o crescimento nos últimos anos. Várias ruas foram asfaltadas. Antes, era buraco para tudo quanto é lado. Mas, faltava chegar aqui onde sou nascido e criado. Nós sofremos quando chove, as vezes não tem nem como sairmos de casa. Mas, agora tenho a esperança que isso vai acabar”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: