fbpx

Mutirão de doação de sangue será realizado no Hemocentro de Nova Friburgo, neste sábado (27)

O Hemocentro Regional Enfermeira Cássia Viviane Kale Martins, anexo ao Hospital Raul Sertã, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, vai receber um mutirão de doação de sangue neste sábado (27) para marcar o Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado nesta quinta-feira (25).

A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e será no sábado porque muitas pessoas trabalharem durante a semana e, com isso, não conseguem realizar a doação de segunda a sexta-feira.

A coleta no sábado será das 08h às 12h. Todas as pessoas que chegarem até este horário poderão fazer parte dessa corrente do bem.

Quais são os requisitos para doar?

Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos, sendo que menor de idade deve estar acompanhado do responsável e para doar pela primeira vez precisa ter no máximo 60 anos, estar em boas condições de saúde e pesar mais de 50 quilos.

Não pode doar sangue quem possui ou já teve alguma doença, como, por exemplo, hepatite, malária, AIDS, doença de chagas e mal de Parkinson.

Além disso, alguns fatores temporários impossibilitam a doação, como estar grávida ou amamentando, ter feito tatuagem em menos de 12 meses, ter realizado endoscopia ou colonoscopia em menos de seis meses e ter tido gripe ou Covid-19 em menos de 15 dias.

Mutirão de doação de sangue será realizado no Hemocentro de Nova Friburgo, RJ, neste sábado — Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Friburgo

Como fazer para doar?

Não é necessário fazer agendamento para participar do mutirão do dia 27. Basta comparecer ao Hemocentro de Nova Friburgo, que fica anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, com a documentação exigida: CPF e RG.

O Hemocentro é responsável por atender Nova Friburgo e mais 12 municípios da Região Serrana. Com o mutirão no sábado, a expectativa é que os estoques de sangue sejam abastecidos, tendo em vista a necessidade e a demanda sempre grande.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: