Museu de Animais de Porcelana em Petrópolis, tem peça de artista que desenhava para Walt Disney

O Museu de Porcelana de Animais em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, expõe no seu acervo uma peça produzida pelo artista Zaccagnini, conhecido por desenhar personagens da Walt Disney. A escultura do século 19 é representada por dois cães, pesa 1,6 kg e tem 36 cm de altura e 41 de largura. Ela está à mostra em uma sala, ao lado de outros 400 cachorros feitos em porcelana.

Segundo o responsável pelo novo atrativo turístico da cidade, o colecionador Robert Bedran, a obra de Zaccagnini foi comprada durante uma feira de antiquários em Itaipava. Ele não sabia de quem era, mas a imponência e o tamanho da peça o encantaram.

Inaugurado em junho deste ano, o Museu, que é o único especializado em animais de porcelana da América Latina, possui 1.300 peças e está aberto à visitação. Ao todo, o espaço tem dez salas.

O Museu também reúne animais como catatuas, papagaios, araras e periquitos. As peças foram fabricadas em países como Alemanha, Dinamarca, França e Inglaterra. De acordo com Robert, o acervo demorou mais de 15 anos para ser composto.

“A alegria do colecionador é de poder compartilhar aquilo que tem. A ideia é que outras pessoas vejam aquilo que você admira. Compartilhar as artes, para mim, é uma satisfação. Quando as pessoas entram aqui, têm uma experiência particular porque o museu não é um lugar comum”, afirma Robert.

De acordo com o colecionador, muitas das obras foram produzidas antes da Segunda Guerra Mundial e algumas trazidas ao Brasil no início do século 19.

O Museu de Porcelana fica na Rua Barão do Amazonas, número 88, no Centro, ao lado do Relógio das Flores. O local funciona de terça a domingo, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 18h. Os ingressos custam R$ 10 reais, até o fim deste mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.