Mundo já registra 4,6 bilhões de dados vazados só no 1ª semestre de 2021

Um levantamento realizado pela PSafe, empresa de segurança digital, mostrou que 4,6 bilhões de dados foram vazados na internet somente nos seis primeiros meses de 2021 no mundo todo. A previsão é que até o fim deste ano o número de credenciais vazadas ultrapasse 10 bilhões. As informações são da CNN.

A estimativa para 2021 ultrapassa as credenciais divulgadas no ano passado, quando os vazamentos atingiram 9,95 bilhões de dados, segundo uma pesquisa realizada pela PSafe com base nos dados da CyberLabs, empresa de cibersegurança baseada em inteligência artificial.

Entre 2019 e 2020, o mundo registrou um crescimento de 726% no número de dados divulgados ilegalmente.

ESPIONAGEM

Uma investigação realizada por 17 organizações de mídia internacionais, divulgada no último domingo (18.jul.2021), apontou que o aplicativo spyware Pegasus estava sendo utilizado para espionar jornalistas, políticos, advogados e ativistas de direitos humanos. A denúncia foi baseada em documentos vazados.

A plataforma foi desenvolvida inicialmente para espionar criminosos, mas a investigação mostrou que nomes de centenas de civis supostamente monitorados com o aplicativo teria sido vazado em uma lista de mais de 50.000 números de telefone. A presença na lista não comprova que os números foram de fato espionados, mas indica potencial alvo.

Ao ser ativado, o Pegasus infecta dispositivos iOS e Android como um vírus. O objetivo é extrair mensagens, fotos e emails das vítimas, assim como gravar chamadas e ativar microfones secretamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: