MP ajuíza ação para que RJ retome obras da Linha 4 do metrô
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/M/a/hPxf38RLW19bfUGfoJNg/06metro3.jpg)
O Ministério Público do RJ entrou na Justiça para que o governo do estado retome as obras da Linha 4 do metrô.
Na ação civil pública ajuizada nesta quarta-feira (11), os promotores do Grupo de Atuação Especializada no Combate à Corrupção alegaram que a estrutura escavada – e inacabada – da Estação Gávea pode oferecer risco de desabamentos, mortes e de interdição de vias.
Semana passada, o governador Wilson Witzel (PSC) anunciou que vai aterrar a obra, justificando não ter dinheiro para concluir a estação nem interligá-la à Linha 4 – que leva a Zona Sul à Barra.
O pedido do MP cita laudo técnico da PUC-Rio. O documento alerta que, caso não seja retomada, a obra pode entrar em colapso.
“Para impedir o colapso e evitar o risco de desabamentos, mortes e de interdição de vias, o MPRJ requer a continuidade das obras”, diz em nota.
O MP já tinha entrado com ação que visava a impedir o RJ de continuar gastando com a Linha 4. “Entretanto, ao analisarem o laudo da PUC-Rio e tomarem conhecimento do risco iminente de colapso, os promotores reavaliaram o caso e ponderaram que o direito à vida deve prevalecer”, explica a nota.
A ação foi distribuída para a 16ª Vara de Fazenda Pública da capital.