Motoristas da Prefeitura de Campos participam de palestra sobre trânsito seguro

Motoristas da Prefeitura de Campos participaram, nesta quinta-feira (29), de palestra promovida pela Arteris Autopista Fluminense, que faz parte da programação da Semana Nacional do Trânsito, e tem como intuito, por meio da educação, humanizar o trânsito. A ação aconteceu no Sest Senat, mesmo local onde, desde o início do mês, motoristas da frota municipal estão participando de um curso de qualificação e capacitação.
O subsecretário de Mobilidade, Sérgio Mansur, falou da importância de ações como essa, envolvendo várias frentes. “A finalidade é cada dia mais multiplicar o conceito de trânsito seguro. A parceria com a Arteris é importante, pois parte da rodovia BR-101 corta a área urbana de Campos e é onde há maior índice de acidentes, por isso a necessidade da conscientização. No momento que o prefeito criou a Subsecretaria de Mobilidade, atuando em conjunto com o IMTT, é porque ele quer inovação na cidade. As medidas de melhoria do trânsito estão dando resultado e a população está reconhecendo. Indiscutivelmente em quase dois anos a população está vendo as melhorias em todas as áreas e nós estamos fazendo a nossa parte na área de mobilidade”.
Simone Cardoso, gerente de operações da Arteris Fluminense, conta que esta é uma campanha que faz parte do plano da companhia que visa zerar o índice de acidentes com vítima fatal na rodovia. “Estamos trabalhando em busca de um trânsito mais humanizado e mais seguro. Essa campanha é feita em parceria com a Prefeitura, o Sest Senat e demais órgãos que envolvem transporte. Desde que assumimos o trecho da BR 101, o índice de acidentes com vítima fatal reduziu em 72%”.


De acordo com a Arteris, a falta de comportamento seguro, como a não utilização de capacete ou cinto de segurança, são os principais fatores que levam ao óbito em um eventual acidente.
SEGURANÇA NO TRÂNSITO – Desde o dia 12 deste mês, 280 motoristas que atuam na rede pública municipal, deram início ao curso de capacitação. O objetivo é dar continuidade à política de qualificação do funcionalismo público, adotada pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SARH). O término do curso está previsto para o dia 19 de outubro.
Ao todo, sete cursos estão sendo ofertados, sendo dois deles, específicos para motoristas de ambulância e transporte escolar. São eles: Especialização para Condutores de Veículos de Emergências, Especialização para Condutores de Veículos de Transporte Escolar, Atualização da Legislação de Trânsito, Comportamento Seguro no Trânsito, Noções Gerais de Manutenção Preventiva, Gestão de Combustível e ainda Responsabilidade Civil e Criminal do Motorista e Operador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.