Morre o presidente da Rede Gazeta, Cariê Lindenberg, aos 85 anos

Morreu nessa 3ª feira (6.abr.2021) o presidente da Rede Gazeta, Carlos Fernando Lindenberg Filho, aos 85 anos, em Vitória (ES). Ele teve complicações causadas por uma pneumonia.

O velório e o enterro serão restritos à família, por conta da pandemia da covid-19.

Cariê, como era conhecido, era filho do ex-governador do Espírito Santo Carlos Lindenberg. Chegou a ser convidado para entrar na política, mas seguiu um caminho diferente.

Músico, escritor e jornalista por vocação, ele fundou a TV Gazeta, maior emissora do Estado e afiliada da TV Globo, e o site Gazeta Online, hoje chamado de A Gazeta. Era um ferrenho defensor do jornalismo e da liberdade de expressão.

Cariê esteve no comando da emissora de 1965 a 2001, período em que expandiu os negócios em todo o Estado, com a criação de rádios, sites e emissoras regionais. Depois, passou a ser presidente do Conselho de Administração, cargo que ainda ocupava.

Durante o evento de 90 anos da empresa, em 2018, Cariê fez um discurso e contou como era trabalhar no meio jornalístico.

“Minha tarefa não era lá, mas meu cacoete era ficar lá. Se não inteiramente na redação, com os caras que eram editores, diretores, jornalistas. Eu tinha, graças a Deus, excelente trânsito. Porque também era econômico em pedir as coisas. Eu nunca mandei. Sempre propus discutir alguma coisa que fosse boa”, afirmou.

Em seu livro de estreia, “Eu e a Sorte”, de 2001, Cariê reuniu 51 crônicas nas quais conta episódios de sua vida pessoal e profissional –incluindo bastidores da política e de seu trabalho no jornalismo. Depois disso, lançou mais 6 livros.

O governo do Espírito Santo decretou luto oficial por 3 dias.

“O ES perdeu uma das suas maiores personalidades: o empresário, músico, escritor e presidente do grupo Rede Gazeta, Carlos Fernando Lindenberg. Cariê se notabilizou como defensor da democracia e da liberdade de imprensa. Sua história orgulha os capixabas. Siga em paz”, escreveu o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), no Twitter.

Cariê tinha 3 filhos e 5 netos. Ele estava em isolamento social em sua casa na Ilha do Frade, em Vitória, por causa da pandemia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: