Moradores dos Conjuntos Habitacionais Boa Vista 1 e 2, em Campos dos Goytacazes, recebem título de posse

Um Natal mais que especial. E um 2021 verdadeiramente novo. Assim será o final de ano e o futuro das famílias dos conjuntos habitacionais Boa Vista 1 e Boa Vista 2,  que finalmente poderão chamar de suas, as casas onde moram há mais de 15 anos. Através de uma ação da Prefeitura de Campos,  eles têm agora seus títulos de propriedade. O prefeito Rafael Diniz realizou a entrega simbólica dos documentos, nesta terça-feira (15), na sede da Prefeitura. Serão contempladas 250 famílias, sendo 125 de cada conjunto. Em respeito à situação de isolamento social imposta pela pandemia da Covid-19, a solenidade contou com uma representante de cada conjunto. Os demais moradores, serão convocados de forma gradativa, para assinarem o documento, já nos próximos dias.

– É uma grande alegria poder realizar o sonho dessas famílias. Falo em nome de toda nossa equipe. São 250 famílias que vão começar o ano de 2021 com mais dignidade e tranquilidade. Que vocês sejam muito felizes em suas moradias, no imóvel que é de vocês – disse o prefeito. 

Meire Nalva Beral do Espírito Santo, 

60 anos, reside há 12 anos no Conjunto Boa Vista 2, e afirmou ter recebido o melhor presente de Natal de toda a vida. “Graças a Deus e ao prefeito Rafael vamos começar o ano mais felizes e tranquilos. A gente morava no Aeroporto e quando aconteceu a enchente, fomos para o Boa Vista com minha filha ainda grávida. Nossa antiga casa foi tombada, pois alagou. Tinha muito medo da minha filha perder o bebê. Agora é vida nova”, comentou. 

Rozeni do Rosário Nicácio, 43 anos, moradora do Conjunto Boa Vista 1 desde 2008, também falou sobre a expectativa desse momento. “Esperava por isso há muito tempo. Fiquei com o coração cheio de esperança quando me ligaram da Prefeitura. Moram comigo 9 pessoas, contando os filhos e netos. Chegamos a construir uma meia água atrás e ficamos com medo de perder tudo depois. Dormia e acordava insegura achando que alguém podia pegar nossa casa em qualquer momento. Agora vamos dormir muito mais tranquilos”, disse. 

A solenidade de entrega contou com a presença da secretária municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Pryscila Marins; diretor do Departamento Jurídico, Thiago Silva; e assistente social e coordenadora do Programa no município, Raquel Almeida.

“Esses documentos de titularidade de posse poderão ser transformados em escritura. Para isso, os proprietários deverão ir ao cartório num prazo de 5 anos, a contar de 2018, quando teve o início do processo de legitimação de posse”, explicou Pryscila.

Os Conjuntos Habitacionais Boa Vista 1 e Boa Vista 2 foram construídos pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro no início dos anos 2000. “Após acordo com Ministério Público, o Departamento de Habitação da Secretaria promoveu o cadastro de todos aqueles moradores, com base na Política Nacional de Assistência Social, analisou o perfil social de todas as  famílias e as que estavam enquadradas nos critérios de vulnerabilidade social, foram legitimadas”, informou Raquel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: