Moradores da Região Oceânica de Niterói reclamam de construção de posto em área de preservação

Moradores de Itacoatiara, na região Oceânica de Niterói, denunciam que a prefeitura está construindo um posto de salvamento no meio de uma área de preservação permanente.
A Praia de Itacoatiara é conhecida pela beleza e pela força do mar e, em função disso, o posto salva-vidas era tão esperado por moradores e banhistas. Só que o local escolhido para construção provocou surpresa e revolta.
“É uma área de restinga, preservada por lei municipal, estadual e federal e todo mundo sabe disso. Ou seja, isso aqui é uma impropriedade”, afirmou o aposentado Paulo Faria.
O posto foi erguido bem junto às dunas, local que os moradores afirmam que é uma área de preservação permanente. Nos últimos anos, a área recebeu até um projeto pra revitalizar a vegetação.
A obra já está bem adiantada, mas ainda dá pra ver muito material de construção como tijolos, cimento e pedras por cima da restinga.
O que mais impressionou os moradores é que a obra do posto salva-vidas é da própria Prefeitura de Niterói. Outros dois postos já foram construídos na praia de Piratininga, mas os moradores dizem que lá o meio ambiente foi respeitado.
“Um deles foi feito na calçada e o outro foi feito num estacionamento. ou seja, eles não mexem com a restinga. o que nos incomoda aqui é que este posto está sendo feito na restinga. e neste momento, existe um plano de recuperação da restinga de itacoatiara. então, é um contrassenso”, diz Gonçalo Perez Cuevas, presidente do Conselho comunitário da região Oceânica.
Os moradores já procuraram a prefeitura e até o Ministério Público estadual e também o federal, mas dizem que a obra continua mesmo assim. Eles alegam que são a favor do posto, mas querem que ele seja retirado de cima da vegetação.
“A gente precisa do posto, o posto é primordial, é importantíssimo pra nós. mas que ele fique fora da área de proteção”, diz Eugenio de Oliveira Filho, diretor-presidente da associação de moradores.
Em nota, a Secretaria Municipal de Planejamento e Modernização da Gestão (Seplag) esclareceu que tem autorização ambiental para a implantação do posto e que as tratativas para o local de implantação da unidade no bairro foram acordadas com a Sociedade dos Amigos e Moradores de Itacoatiara (Soami), com o Corpo de Bombeiros, com a administração do Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.