Melhorias e investimentos para a agricultura familiar em Mangaratiba

Melhorias e investimentos para a agricultura familiar

Nesta quarta-feira (05) o Secretário Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimentos, Marcelo Queiroz, e o Secretário de Agricultura e Pesca de Mangaratiba, Roberto César Oliveira, participaram de uma visita técnica no campus da Universidade Federal Rural do Estado do Rio de Janeiro, em Seropédica, para buscar incentivos para a agricultura familiar de Mangaratiba, entre outros projetos de cunho estadual.

Durante a visita, os Secretários estiveram na horta orgânica da universidade para conhecer o projeto de perto. Hoje a produção de orgânicos da UFRRJ gera renda mensal para dezenas de família e um dos objetivos da Secretaria de Agricultura e Pesca de Mangaratiba é atrair essa iniciativa para o município.

“A horta de orgânicos da UFRRJ é um exemplo de sucesso a ser seguido. Como já temos a área do Horto Municipal, estamos buscando a parceria da Universidade Rural para que nos ajude a trazer esse projeto para Mangaratiba. Nosso objetivo é implantar no Horto um polo de desenvolvimento e aperfeiçoamento de tecnologias voltado aos produtores locais, trazendo para eles economia de tempo e dinheiro, e os aproximando de um modelo de cultivo muito mais eficiente para a nossa região”, explicou o Secretário Roberto César Oliveira.

Sem contar a Horta Orgânica, os Secretários também estiveram na Fazendinha Agroecológica e falaram sobre a possibilidade de implantação de bancos comunitários de sementes para a agricultura familiar. Outro assunto abordado foi a criação de um programa de estágio com estudantes de diversas áreas da ensino da UFRRJ para atuarem junto a Secretaria de Agricultura de Mangaratiba e outras cidades da região.

Estiveram no encontro o reitor da UFFRJ, Roberto de Souza, o ex-reitor e professor, Ricardo Berbara, a chefe da Embrapa de Agrobiologia, Elizabeth Correia, o Superintendente de Agricultura de Mangaratiba, Alex Barbosa, o doutorando da UFRRJ, Evandro Francisco e representantes do CREA-RJ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: