Meio Ambiente: assessor de Salles alvo de operação da PF é exonerado

Leopoldo Penteado Butkiewicz, assessor especial do ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente), foi exonerado do cargo. A exoneração, a pedido, foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) desta 4ª feira (02.jun.2021) e assinada pelo general Luiz Eduardo Ramos, ministro da Casa Civil. Eis a íntegra (59 KB).

Butkiewicz é um dos investigados na operação Akuanduba, da Polícia Federal, que apura crimes de corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e facilitação de contrabando. Os delitos teriam sido praticados por agentes públicos e empresários do ramo madeireiro.

A operação da PF foi deflagrada no dia 19 de maio por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). Eis a decisão (636 KB). A Justiça também ordenou o afastamento preventivo de 9 agentes públicos ocupantes de cargos e funções de confiança no Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis) e no Ministério do Meio Ambiente.

Na 3ª feira (1º.jun), 7 investigados, incluindo Butkiewicz, foram afastados do órgão. O ministro Ricardo Salles ainda permanece no cargo. A decisão judicial, entretanto, determinou a quebra dos sigilos fiscal e bancário de Salles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: