25 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Maricá promove ação em comemoração ao Dia Mundial dos Animais

Palestra educativa aconteceu na Escola Municipal Oswaldo de Lima Rodrigues, em Itaipuaçu

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Proteção Animal, realizou nesta quarta-feira (04/10) atividade educativa com cerca de 100 crianças, com idades entre 6 e 9 anos, na Escola Municipal Oswaldo de Lima Rodrigues, em Itaipuaçu. A ação faz parte da comemoração do Dia Mundial dos Animais, celebrado neste dia 04 de outubro e da 2ª Semana da Proteção Animal, que está ocorrendo entre os dias 2 e 7 deste mês.

A palestra tem como objetivo prevenir e conscientizar os alunos sobre o combate à violência animal. A atividade contou com a participação de profissionais da secretaria vestindo fantasias de animais, falando sobre os cuidados e ensinamentos de uma forma lúdica.

Estudante de medicina veterinária, Franciele Lemos, que interpreta a cachorrinha Pandora,  conta como é poder ensinar sobre os cuidados com os animais.

“Essa é uma ação linda, pois é de pequeno que se aprende, as crianças já têm esse entendimento do que é proteger um animal, do que é cuidar de um animal. Quando trazemos a palestra, de forma lúdica, eles levam essa informação para os parentes, para os vizinhos, e aí essa proteção aos animais vai se espalhando.  Ainda recebemos muito carinho dos alunos, animação, abraços, festas, então é muito legal, muito importante”, contou.

Diretora da escola, Maria Alice Tavares, destacou a importância na aprendizagem dos alunos sobre as formas de cuidado com os animais.
“Os alunos têm muito convívio com os animais, não diretamente dentro da escola, mas na própria casa deles. Eu acho realmente muito importante esse movimento para eles, pois muitas vezes eles cuidam do bichinho da rua, sem saber o cuidado que eles têm que ter realmente, o que fazer, a importância da vacina, da alimentação correta. É saber que cada animal é uma vida, é trazer o sentido da vida para eles, isso eu acho muito importante”, explicou.

Semana de Proteção Animal

A 2ª Semana da Proteção Animal, ocorre entre os dias 2 e 7 de outubro, com uma série de ações voltadas para o bem-estar animal, como castração, campanha de adoção, podcast sobre bem-estar animal, além de palestras educativas para protetores do município, alunos da rede de ensino e acadêmicos. A iniciativa da Secretaria de Proteção Animal cumpre a lei municipal nº 3.059, que define a primeira semana de outubro para marcar ações pela causa animal.

“A Semana da Proteção Animal tem como objetivo promover a discussão de temas importantes para a causa animal com a população, como campanhas educativas, direitos e necessidades dos animais, as responsabilidades dos proprietários e a importância da vacinação e sobre castrações”, afirmou o secretário de Proteção Animal, Fabiano Novaes.

Proteção Animal

A Secretaria de Proteção Animal (Secpa) desenvolve diversas ações e políticas públicas para proporcionar o bem-estar e a proteção aos animais, como as campanhas de adoção e de conscientização sobre abandono, que acontecem em parceria com protetores, moradores e comerciantes. A campanha de adoção também é disponibilizada on-line pelas redes sociais da secretaria (Instagram, Facebook ou WhatsApp). Todos os animais encaminhados para adoção são vermifugados e os adultos são castrados. Interessados em adotar um amigo podem entrar em contato pelo Facebook: Proteção Animal Maricá; Instagram: @secpa.marica ou pelo WhatsApp (21) 99546-0334, das 8h às 17h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *