fbpx

Maricá: Passaporte Universitário forma primeira turma e entrega diplomas a alunos de 20 a 66 anos

Programa exclusivo de Maricá realiza sonho de formação superior para 52 moradores do município

A Prefeitura de Maricá entregou, nesta sexta-feira (13/08), diplomas de formatura a 52 alunos da primeira turma do programa Passaporte Universitário, que oferece bolsas de estudo integrais em instituições de ensino superior a cinco mil moradores com renda familiar de até cinco salários mínimos. Em clima de grande emoção, estudantes entre 20 e mais de 60 anos subiram ao palco e receberam os certificados de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Fisioterapia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Pública, História, Jornalismo, Odontologia e Psicologia.

Presente à cerimônia no Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Professora Zilca Lopes da Fontoura, o prefeito Fabiano Horta afirmou que a cidade será a grande beneficiada pelo investimento na educação superior dos moradores:

“O passaporte nasce para transformar a vida das pessoas e de Maricá. Hoje, concluímos uma etapa que sempre sonhamos, mostrando que é possível criar uma cidade com oportunidades igualitárias para todos”, afirmou, ladeado pela primeira dama, Rosana.

Dalmir Caetano dos Santos, 66 anos, morador do bairro Mumbuca, é o mais velho da turma. Ele disse que é preciso perseverar e que nunca é tarde para realizar sonhos.

“Fiquei muito feliz por ter a oportunidade de me formar em um curso superior de Gestão Pública, uma área com a qual sempre me identifiquei”, disse.

Gabriel Machado Augusto, 25 anos, um dos mais jovens, contou ser o primeiro da família a concluir um curso universitário, no caso dele, de História.

“Meus pais estão orgulhosos de mim, sou o primeiro a realizar o sonho de ter uma graduação. A minha meta é só avançar cada vez mais”.

Para a secretária de Educação, Adriana Costa, a sensação é de dever cumprido. “São famílias que acreditaram nesse programa inovador. O mais importante é que isso tudo irá incentivar nossas futuras crianças”.

A solenidade, marcada repetição das palavras “acreditar”, “sonho” e “gratidão”, teve a presença de mais autoridades, como o vice-prefeito, Diego Zeidan, a Deputada Federal Rosângela Zeidan, o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Júlio Carolino, os vereadores Andrea Cunha, Frank Costa, Hadesh, Robgol e Marquinho, e o presidente do movimento UMES, Emerson Pereira.

Mais sobre o programa

O Passaporte Universitário foi criado para ajudar na formação acadêmica e na qualificação profissional de pessoas com dificuldade de pagar as despesas do ensino numa universidade privada. Para participar, o morador precisa comprovar que vive há pelo menos três anos em Maricá e que sua renda familiar não ultrapassa cinco salários mínimos. As bolsas são oferecidas para cursos de graduação, pós-graduação, especialização, mestrado e doutorado.

Atualmente, são cinco universidades participantes: UNIFESO (Centro Universitário Serra dos Órgãos), Universidade de Vassouras, Universidade Estácio de Sá, Faculdades Cenecistas e Unilassale. Elas oferecem mais de 30 especializações. Como contrapartida ao investimento da Prefeitura em seus alunos, as instituições conveniadas se comprometem a instalar, em até cinco anos, unidades educacionais de ensino superior em Maricá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: