Marcha pela Cidadania e Ordem completa um ano e ganha novos veículos

A Marcha pela Cidadania e Ordem, operação da Secretaria de Estado da Casa Civil, completou um ano nesta quarta-feira (19/08), dia em que se comemora o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. Durante uma cerimônia de comemoração pelo primeiro ano de atuação, no Palácio Guanabara, o governador Wilson Witzel entregou quatro veículos, sendo duas vans, para que as equipes ampliem o trabalho para outras regiões da capital. A Marcha pela Cidadania e Ordem já passou, ao todo, por 25 bairros da cidade do Rio de Janeiro.

– A Marcha da Cidadania e Ordem surgiu com propósito de ajudar os municípios na questão do ordenamento urbano e com um olhar de acolhimento ao próximo. Começamos o programa pela cidade do Rio de Janeiro e ele já passou por 25 bairros durante esse primeiro ano de atuação. Agora, com estes novos veículos, a Marcha ganha um fôlego a mais para expandir a atuação para outros bairros – disse o governador.

Além de resgatar espaços urbanos e devolver cidadania à população, as equipes do programa – compostas por assistentes sociais, educadores, agentes civis e policiais militares – abordaram mais de 14 mil pessoas e realizaram 1.510 atendimentos sociais. Destes, 290 pessoas em situação de rua foram encaminhadas para abrigos.

– Criamos a equipe volante da Marcha da Cidadania e Ordem que vai atuar, principalmente, nos bairros que possuem as bases do programa Segurança Presente e que não contam com profissionais da área da assistência social – anunciou o subsecretário de Ações Estratégicas da Casa Civil, Antônio Carlos dos Santos. 

Demanda por emissão de documentos

Uma das maiores demandas encontradas nas ruas pelas equipes da Marcha é a emissão de documentos. Em um ano foram emitidos 364 registros de identificação. As assistentes sociais também ajudaram a inserir pessoas no mercado de trabalho e a voltarem para suas famílias.

Durante as ações, as equipes, em um trabalho integrado com outros órgãos e secretarias de Estado e da Prefeitura do Rio, apreenderam 379 armas brancas – entre elas facas, tesouras e outros objetos cortantes.

Há oitos meses, Natalie Moura Góis atua como uma das assistentes sociais da Marcha da Cidadania e Ordem. Mesmo durante o período de isolamento social em virtude da proliferação da Covid-19, a operação manteve a atuação.

 

– A Marcha trabalha com a população em situação de rua e, por isso, nosso trabalho é fundamental para que estas pessoas tenham seus direitos garantidos. Muitas demandas são relacionadas à documentação, essencial para o acesso a qualquer serviço público – disse a assistente social.

 

Na ocasião, foram entregues, ainda, diplomas em agradecimento à colaboração e à parceria com o trabalho da Marcha Pela Cidadania e Ordem para representantes da sociedade civil, lideranças comunitárias, autoridades públicas e órgãos municipais e estaduais. Também foi entregue para duas instituições sociais que acolhem pessoas em situação de rua uma parte da arrecadação de agasalhos que foram doados pela população às bases da Operação Segurança Presente durante a campanha “Aqueça um Coração”.

 

A Marcha pela Cidadania e Ordem já passou pelos seguintes bairros: Lagoa, Andaraí, Largo do Machado, Flamengo, Grajaú, Leme, Laranjeiras, Barra da Tijuca, Glória, Humaitá, Tijuca, Jardim Botânico, Centro, São Conrado, Urca, Méier, Gávea, Botafogo, Arpoador, Leblon, Ipanema, Copacabana, Maracanã, Vila Isabel e Bangu.

 

Participam da Marcha pela Cidadania e Ordem as seguintes secretarias e órgãos:

 

– Secretaria de Estado da Casa Civil (Operação Segurança Presente);

– Fundação Leão XIII;

– Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos;

– Secretaria de Estado de Polícia Civil;

– Secretaria de Estado de Polícia Militar;

– Fundação para a Infância e Adolescência (FIA);

– Detran;

– Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro;

– Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos;

– Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito