Marcação de exames em Mesquita é informatizada

A marcação de exames médicos na rede pública de Mesquita acaba de ser reformulada. Desde o dia 8 de junho, a prefeitura, através das secretarias de Saúde (SEMUS) e de Tecnologia da Informação (STI), informatizou o procedimento e agora, os pacientes que precisam se submeter a exames  de imagem, realizados  na Ultrimagem, no Centro, podem contar com o “RGesus”, sistema que classifica a solicitação conforme a disponibilidade de agenda.

Atualmente, o paciente que sair de uma consulta médica com o pedido de exames, deverá se dirigir ao setor de regulação, localizado na sede da SEMUS, onde a marcação será feita no ato. O cidadão vai receber um comprovante com data, local, tipo de exame, além das instruções sobre a preparação para o procedimento. A mesma guia deverá ser levada no dia, para validação do processo.

O sistema vai integrar todas as unidades de saúde do município, com objetivo de humanizar, desburocratizar o setor, melhorar a gestão e dar mais agilidade ao processo de regulação. A solicitação para o encaminhamento é cadastrada no sistema que a coloca em uma fila de espera, sendo direcionada aos profissionais reguladores responsáveis por avaliar e autorizar os pedidos.  Após autorização, a solicitação é agendada com base em algoritmo de gravidade e tempo de espera, seguindo os princípios da universalização, equidade e integridade do Sistema Único de Saúde (SUS).

O gestor do projeto de informatização, Fabricio Melo, explica sobre as melhorias que o trabalho oferece. “Mesquita está vivenciado um novo cenário. Isso porque o sistema organiza melhor o atendimento e possibilita o controle do fluxo e do tempo de espera pelos próprios pacientes”, ressaltou.

Como benefícios, a implantação da regulação assegura a proteção e o acesso aos serviços públicos, impedindo fraudes, imprimindo um padrão de qualidade do atendimento que proporciona o equilíbrio das demandas e necessidades da população à oferta disponível. O sistema de regulação também beneficia os gestores de saúde ao evidenciar onde existe a maior demanda por atendimento. As informações geradas pelo sistema norteiam ações estratégicas para resolver os gargalos e diminuir as filas de espera na cidade.

O setor de regulação fica localizado na Avenida União, nº 679, no bairro Santa Terezinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *