Maracanã 71 anos: estádio recebe a visita de 71 crianças de projetos sociais

As comemorações começaram cedo nesta quarta-feira, dia 16 de julho, no Estádio Jornalista Mário Filho, o famoso e mítico Maracanã. O mais emblemático templo de futebol mundial completou 71 anos, e, para marcar esta data, recebeu a visita de 71 crianças com idades entre 5 e 17 anos de sete comunidades (Providência, Jacarezinho, Barreira do Vasco, Batan, Camarista, Borel e Vidigal).

Elas, que nunca haviam tido a oportunidade de estar tão perto deste gigante, puderam fazer o tour, que foi guiado pelo secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Leandro Alves, e passear pelas mais importantes áreas internas do estádio, da Calçada da Fama até a Tribuna, onde ficam as equipes de imprensa em dias de jogos. 

O passeio foi organizado pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude e pela Superintendência de Desportos do Estado (Suderj), em parceria com a Secretaria de Polícia Militar (por meio do Comando de Polícia Pacificadora, que ficou responsável pela seleção das crianças). A ação contou ainda com a parceria da LBV – Legião da Boa Vontade, por meio do Instituto Faixa Preta de Jesus, e M. Dias Branco, que preparou lanches que foram entregues às crianças. Todos os 71 meninos e meninas participam de projetos sociais desenvolvidos por policiais militares nas sete comunidades.

– Essas crianças irão replicar a experiência vivida aqui para colegas, amigos e familiares, com reforço de valores. Quero agradecer às Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) envolvidas nessa iniciativa. No que depender da Secretaria de Esporte, em nome do governador Cláudio Castro, o esporte de inclusão será pauta prioritária para o nosso projeto – comentou Leandro Alves. 

– O jiu jitsu representa muita coisa na minha vida. Graças ao esporte, eu pude estar aqui hoje e ir a São Paulo duas vezes competir. Nunca imaginei estar, meus pais nunca teriam condição de me trazer – disse Isabela Marques do Vale, de 14 anos, da comunidade da Providência. Ela, que é tricampeã brasileira e tricampeã mundial de Jiu Jitsu, completará 15 neste sábado e recebeu o tour como um presente de aniversário.

Durante o passeio, as crianças puderam passar pela Calçada da Fama e ver de perto os moldes dos pés de ídolos como Pelé, Garrincha, Zico e Zagallo; visitar os vestiários e as salas de aquecimento dos jogadores; além da salas onde acontecem as coletivas de imprensa. Também foi possível encontrar de pertinho peças cedidas por Neymar, atual camisa 10 da seleção brasileira, que doou recentemente sua chuteira e uma bola autografadas ao acervo do estádio, e acessórios usados por Zico, o maior jogador da História do Flamengo e maior artilheiro da história do Maracanã, com 334 gols, segundo dados de historiadores e do ex-jogador. 

– Foi emocionante estar aqui pela primeira vez, passar pelos locais onde os jogadores passam, sentir essa energia – afirmou Felipe Cabral Timóteo, de 16 anos, bicampeão brasileiro de Jiu Jitsu que já conquistou 54 medalhas, “a maioria de ouro”, nas palavras dele. Felipe também mora na comunidade da Providência. 


A criançada também teve a oportunidade de chegar pertinho do gramado e da área onde ficam os bancos de reserva. Como o ponto alto do tour, a chegada à área da Tribuna de Imprensa, de onde pode se ter uma vista privilegiada do campo e de cada pedacinho do templo que abriga quase 80 mil torcedores, foi a que gerou mais reações de emoção e deslumbramento entre os pequenos.

Projeto 7 Décadas de Emoção

Durante a visita, o secretário Leandro Alves também anunciou o projeto transmídia “Maracanã: 7 décadas de emoção”, que está em construção. O projeto terá um livro de capa-dura com 71 depoimentos sobre o estádio, um livro com a história do Maracanãzinho e um minidocumentário que vai passar pelos principais momentos do estádio, narrados por quem participou da história. O projeto está sendo desenvolvido em segredo e tem previsão de ser concluído ainda em 2021.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: