Mangaratiba se prepara para implantar o Plano Municipal de Mata Atlântica

Nesta quarta-feira (14), o Secretário de Meio Ambiente de Mangaratiba, Antonio Marcos Barreto, participou de uma reunião com o ativista de causas ambientais, e um dos fundadores da SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani.  O encontro, que ocorreu via videoconferência, tratou sobre o desenvolvimento de um projeto que vai implantar o Plano Municipal da Mata Atlântica no município. A iniciativa, inédita na cidade, tem como objetivo reunir e normatizar os elementos necessários à proteção, conservação, recuperação e uso sustentável da mata atlântica.

De acordo com o Secretário Antonio Marcos, o projeto representa um grande avanço para Mangaratiba. “É inédito e extremamente importante. Além disso, nós também teremos, a partir de agora, uma parceria muito bacana com o Estevão Ciavatta, marido de uma das ilustres moradoras da cidade, Regina Casé. Ele irá nos ajudar, de maneira voluntária, a fomentar as políticas públicas e ambientais do município”, disse.

O Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) será elaborado pela Prefeitura e deve ser aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente, com a participação da sociedade civil. Nele, constam ações como o diagnóstico da vegetação nativa remanescente; as principais causas de desmatamentos; ações preventivas para que não mais ocorram; formas de utilização sustentável da  vegetação e as áreas prioritárias para conservação e recuperação.

Saiba Mais:      

A SOS Mata Atlântica é responsável por acompanhar e apoiar os municípios interessados em elaborar seus Planos Municipais da Mata Atlântica, com ações que envolvem, entre outras coisas, sensibilizar prefeituras e capacitar equipes técnicas e apoiar o aprimoramento metodológico de elaboração e implementação destes documentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: