Mais de 80% da delegação brasileira está imunizada, diz médico do COB

Em entrevista à CNN nesta segunda-feira (19), Paulo Puccinelli, médico do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e professor de Medicina do Esporte do Centro Universitário São Camilo, afirmou que mais de 80% da delegação brasileira e mais de 90% dos atletas do país estão completamente imunizados contra a Covid-19.

A Olimpíada de Tóquio começa na sexta-feira (23), e a Covid-19 é motivo de preocupação. “As recomendações estão sendo intensificadas e temos falado diariamente para toda a delegação a importância das medidas para evitar o contágio. Os atletas e todos os envolvidos com os Jogos têm usado máscaras em tempo integral, com exceção [durante o] treinamento. Além disso, [há a recomendação de] limpeza das mãos e uso de álcool em gel. Temos várias medidas para diminuir os riscos e, até agora, não há nenhum caso positivo em nossa delegação”, disse Puccinelli.

Segundo o médico, a possibilidade da obrigatoriedade da vacinação contra o novo coronavírus para os Jogos foi pensada, mas acabou não se confirmando pelo comitê organizador. “Mas conseguimos [fazer] com que toda delegação entrasse no calendário vacinal do governo brasileiro, e mais de 80% da delegação está vacinada com duas doses. Isso foi fruto de um trabalho da área médica, do Comitê Olímpico Brasileiro, de orientar os atletas para que se vacinassem. Orientamos a importância [da vacinação], e a grande maioria, mais de 90% dos atletas, se vacinaram”, afirmou.

Segundo Puccinelli, os que não tomaram nem a primeira dose do imunizante não moram no Brasil ou optaram por não se vacinar. “Mas nossa orientação foi para a vacinação”, garantiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: