fbpx

Mais de 7,3 milhões de aposentados e pensionistas precisam fazer a prova de vida do INSS até o final do ano

Desde que a prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi retomada neste ano, muitos aposentados e pensionistas já fizeram a atualização cadastral para não ter o pagamento suspenso. Entretanto, o órgão afirma que mais de 7,3 milhões de segurados ainda devem fazer o processo até o final deste ano. No Rio de Janeiro, cerca de 572 mil de pessoas estão com a prova de vida pendente. Em todo o estado, mais de 1,8 milhão de pessoas já realizaram a comprovação de vida neste ano, e 592 mil ainda estão com esse procedimento válido por já terem realizado em 2020, de acordo com dados do Sistema Único de Informações de Benefícios.

Em todo o país, 20 milhões de segurados já realizaram a prova de vida neste ano. Além disso, 8,7 milhões ainda estão com a renovação de senha válida, totalizando, assim, mais de 36 milhões de beneficiários que precisam realizar a comprovação de vida todos os anos no país.

Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetou a suspensão da prova de vida até dezembro deste ano, que havia sido aprovada pelo Congresso. O governo alegou que, apesar da boa intenção, o comando contraria o interesse público, pois existem outros meios para a efetivação da prova de vida, inclusive com prazo escalonado. Assim, a suspensão da comprovação poderia implicar manutenção e pagamento indevido de benefícios que deveriam ser interrompidos.

Com a necessidade de se fazer a prova de vida, os segurados precisam ficar atentos ao calendário programado para atualização cadastral. Desde a retomada do processo, o órgão divulgou um calendário do mês em que o recadastramento deveria ser feito e a nova data que precisa ser feita.

Mês de vencimento – Mês em que a renovação deverá ser feita

– Setembro e outubro/2020 – Setembro/2021

– Novembro e dezembro/2020 – Outubro/2021

– Janeiro e fevereiro/2021 – Novembro/2021

– Março e abril/2021 – Dezembro/2021

– Maio e junho/2021 – Janeiro/2022

– Julho e agosto/2021 – Fevereiro/2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: