Mais 301 escolas de ensino fundamental voltam às aulas no Rio

Acontece nesta quarta-feira (21) mais uma fase do retorno às aulas na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Depois de mais de um ano fechadas, 301 escolas serão reabertas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a previsão é que outras 63 unidades reabram na quinta (22), totalizando 783 escolas com ensino presencial. Assim, todos os alunos do ensino fundamental 1, da pré-escola ao chamado 6º ano carioca, os estudantes que têm aula com professores generalistas, terão retornado às aulas.

Os alunos do 6º ano que têm aula com professores específicos para cada matéria ainda não retornaram. Mais de 280 mil estudantes estão autorizados a voltar para as salas.

“Estamos progredindo nos anos escolares permitidos. A partir de agora, as aulas do 3º, 4º e 5º ano, e o 6º ano carioca estão permitidos a estudar presencialmente, de maneira gradual, com toda responsabilidade”, afirmou o secretário de Educação, Renan Ferreirinha.

Rio de Janeiro define protocolo de volta às aulas

Entre as medidas para evitar a disseminação da Covid-19 nas escolas, o uso de máscara é obrigatório, com exceção das crianças de até 3 anos. O distanciamento deve ser de 1,5 metro e os horários de entrada, saída e recreio serão escalonados.

As refeições vão acontecer nas salas de aula e os bebedouros foram adaptados para copos e garrafas. Os turnos seguem reduzidos, com três horas.

Os alunos e professores que são dos grupos de risco para o coronavírus não vão retornar e seguirão no ensino remoto.

“A gente conseguiu estudar bastante sim, mas não tem nada como estudar com a professora, junto com outros alunos, com os colegas. O professor tem que ser muito valorizado. A gente que é mãe tenta passar as atividades, tenta educar o máximo em casa. Mas nada se compara com a didática de um professor dentro de sala, com uma rotina, com ritmo de estudo”, afirmou Luana de Oliveira, mãe da aluna Giovana.

Rio tem regras para o retorno às aulas nas escolas municipais — Foto: Reprodução/ TV Globo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: