Maio Amarelo: crianças de escolas públicas mapeiam o bairro onde moram, com foco na segurança do trânsito

Durante o mês de maio, alunos de escolas públicas do Ensino Fundamental realizam o mapeamento da segurança no trânsito. Atividade é coordenada pelo Instituto CCR e pela CCR NovaDutra

Para estimular a consciência sobre segurança no trânsito dos alunos do Ensino Fundamental, o Programa Caminhos para a Cidadania, realizado pelo Instituto CCR – gestor social do Grupo CCR – e CCR NovaDutra, concessionária que administra a via Dutra, realiza reflexões e atividade de mapeamento da segurança no trânsito.

Utilizando a Cartografia Social, que ajuda as pessoas a se localizarem e a identificar locais, a atividade pretende estimular em alunos de 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental o pensamento crítico, alertar sobre os pontos de atenção no trânsito, estimular o conhecimento sobre o bairro e gerar a conscientização sobre um trânsito mais seguro.

Dentre as ações, os estudantes irão analisar as principais vias do bairro, tendo como referência os elementos de segurança instalados, se as ruas e avenidas são utilizadas por ciclistas e pedestres e se possuem sinalização correta, por exemplo.

Após essas análises e mapeamento, as crianças irão montar um mapa destacando as percepções e propondo melhorias. Para a atividade, os alunos são convidados a utilizarem cartolinas, canetinhas, caixas com vários tamanhos e cola.  No mapa, os alunos irão categorizar as ruas e avenidas dos municípios com os pontos levantados durante a pesquisa. Após finalizarem a atividade, os educadores montarão um portifólio com as informas das turmas escolares.
Para os educadores, é possível acessar as atividades propostas pelo: https://www.caminhosparaacidadania.com.br/area-do-professor/sugestoes-de-atividades?categoria=100015

Atividades no site
No site do Programa Caminhos para a Cidadania, há materiais disponíveis de atividades lúdicas, brincadeiras, jogos para imprimir e jogos online. O endereço para acessar é: www.caminhosparaacidadania.com.br.

O programa
O Caminhos para a Cidadania é um programa de educação sobre cidadania, com formação para professores do Ensino Fundamental I da rede pública de ensino. Coordenado pelo Instituto CCR e as Unidades de Negócio do Grupo CCR, realizado em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, está à disposição de mais de 160 mil alunos de escolas públicas de 84 municípios do Brasil. Na Dutra, o projeto conta com o apoio da CCR NovaDutra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: