fbpx

Macaé: Solar dos Mellos participa da Semana Fluminense do Patrimônio

O Solar dos Mellos, Museu da Cidade de Macaé, participa da 11ª Semana Fluminense do Patrimônio (SFP), um evento anual, organizado por instituições científicas e culturais do Estado do Rio de Janeiro. O município irá apresentar três temas: a preservação de documentos, a pesquisa científica em história e a metodologia para o ensino de história do Brasil.O evento tem o objetivo de promover e valorizar o patrimônio material e imaterial fluminense, ao divulgar conhecimento sobre esse patrimônio em suas diversas expressões. Este ano, o tema é “A Cultura como Resistência”.

As lives serão transmitidas pelo canal do Youtube da Secretaria Municipal de Cultura nos dias 9, 10 e 11 de agosto, às 19h, com emissão de certificados de participação.
A programação começa nesta segunda-feira (9), com o professor Dr. Paulo Knauss que apresentará a palestra sobre o projeto de criação do arquivo público municipal para Niterói sob a perspectiva da história.
Já nesta terça-feira (10), a professora Dra. Ana Lúcia Penha abordará o tema “Nas águas do canal: política e poder na construção do Canal Campos-Macaé (1835-1875)”, tema de sua tese de doutorado publicada em livro pelo Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro em 2014.
Para encerrar o ciclo, o professor Afonso Henrique discutirá a temática “História do Brasil em Pedaços”, na quarta-feira (11).

A 11ª Semana Fluminense do Patrimônio reforça a importância da pesquisa científica e da preservação de documentos, mostrando que ciência, educação e cultura, aliadas e valorizadas, podem mudar a realidade do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: