Kayky, John Kennedy, Ganso de falso 9… Como estão os testes de Roger neste início de Fluminense?

A duas semanas do Fluminense estrear na Libertadores, o técnico Roger Machado segue fazendo experimentos na equipe ao longo do Campeonato Carioca. Como o treinador disse após a goleada sobre o Macaé, na última terça-feira, o Estadual é também uma oportunidade de testar os jovens, amadurecer o time e fazer encaixes visando o torneio continental, maior objetivo do clube na temporada.

Desde que assumiu a equipe – no Fla-Flu válido pela 3ª rodada da Taça Guanabara – Roger já relacionou 39 atletas, acionando 29. Além dos já conhecidos e mais utilizados na temporada 2020, o comandante testou André, Daniel Lima, Gabriel Teixeira, John Kennedy, Kayky, Matheus Martins e Samuel Granada, fora Wellington, reforço anunciado há um mês. Mas como eles foram até aqui?

Quem mais se destacou?

  • Kayky

Das opções testadas,a joia de apenas 17 anos foi a que mais animou a torcida tricolor até aqui, principalmente, após o último jogo, quando foi titular pela primeira vez (na vaga de Lucca) e marcou também o seu primeiro gol. Em pouco tempo, o atacante já mostrou força no “mano a mano”, velocidade, boa finalização e personalidade.

Kayky, Fluminense, comemoração, gol — Foto: Lucas Merçon / Fluminense FC
  • Gabriel Teixeira

Além de Kayky, Biel é um dos que mais bem vem aproveitando as oportunidades. Ainda sob o comando de Ailton, o meia-atacante de 20 anos ganhou uma chance como titular na estreia do Carioca no lugar de Marcos Paulo, que está acertado com o Atlético de Madrid, foi bem e furou a fila dos “concorrentes” de posição. Até aqui, foi aproveitado em todos os jogos, sendo titular em metade.

Roger Machado, Gabriel Teixeira, Kayky, Fluminense — Foto: Alexandre Neto / Photopress / Estadão Conteúdo

Quem está mais discreto?

  • André

Titular com Ailton nos dois primeiros jogos do Carioca, o volante de 19 anos foi mantido por Roger no Fla-Flu, mas substituído no intervalo. Contra o Bangu, na quarta rodada, acabou acionado apenas na reta final de partida. Desde então, não foi mais relacionado, perdendo espaço para mostrar trabalho.

André, Fla-Flu — Foto: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC
  • Daniel Lima

Assim como André, o lateral-direito de 21 anos teve pouco tempo para mostrar serviço para Roger com o retorno dos titulares. Foi a opção de Ailton, mas, junto com a defesa em geral, não foi bem na derrota por 3 a 0 para a Portuguesa. Foi banco contra o Flamengo, mas entrou na segunda etapa, deslocando Igor Julião para o meio. Em seguida, chegou a ser relacionado contra o Bangu, mas não atuou mais.

Daniel Lima em treino do Fluminense com o técnico Roger Machado — Foto: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC
  • John Kennedy

Cotado para ser uma das “novidades” de Xerém mais aproveitadas neste início de temporada, John Kennedy ainda vem oscilando. O atacante de 18 anos fez um gol contra o Boavista, com direito a passe de Kayky, e mostrou que pode ser útil ao longo das competições, mas ainda não conseguiu ser regular. A concorrência com Fred também dificulta seu maior aproveitamento.

John Kennedy, atacante do Fluminense — Foto: Lucas Merçon FFC
  • Matheus Martins

Um dos destaques da badalada “Geração dos Sonhos” sub-17, o atacante ainda foi pouco acionado. Entrou no segundo tempo da derrota para a Portuguesa, quando a equipe ainda vinha sendo comandada por Ailton, e depois ganhou alguns minutos com Roger na vitória sobre o Bangu. Foi discreto nos poucos minutos que teve, embora seja promissor.

Matheus Martins em ação pelo Fluminense contra o Bangu — Foto: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC
  • Samuel Granada

Aos 20 anos, o centroavante também perdeu espaço com a volta do grupo principal. Ainda com Ailton, foi titular nos dois jogos iniciais, mas não balançou as redes – inclusive, na segunda rodada, contra a Portuguesa, perdeu chance clara após boa jogada de Ganso. Chegou a ser titular com Roger, ao lado de Lucca, na vitória sobre o Boavista, mas viu a dupla John Kennedy e Kayky, que entrou no segundo tempo, dar conta do recado.

Samuel, do Fluminense, contra o Boavista — Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.
  • Wellington

Está longe de ser novato, mas ainda é novidade para a torcida do Fluminense. Anunciado há um mês, o volante de 30 anos tem sido constantemente acionado por Roger Machado, ficando de fora apenas de uma partida, contra o Volta Redonda, quando foi relacionado, mas não saiu do banco. Tem concorrência direta de Yago e Martinelli, que terminaram o Brasileirão em alta, mas já mostrou que deve ser um dos homens de confiança do treinador.

Wellington em ação pelo Fluminense, contra o Bangu — Foto: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC

Experimentos

Não foram só os jovens e o reforço Wellington que foram “testados” até aqui. Roger Machado também tem utilizado o Campeonato Carioca para experimentar alguns veteranos em outras posições, casos de Paulo Henrique Ganso e Igor Julião.

  • Ganso

O camisa 10, que já chegou a atuar como um “oito” com Fernando Diniz, em 2019, foi adiantado por Roger e testado como falso 9, balançando as redes contra o Bangu. Na última terça, entrou no lugar de Nenê e também jogou mais próximo do gol, voltando a marcar, em lance oportunista após cobrança de escanteio. Com dois gols em cinco jogos, já superou os números de 2020, quando fez apenas um em 32 partidas, e mostrou que pode ser útil jogando mais próximo da área.

Ganso comemora gol na vitória do Fluminense sobre o Macaé — Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.
  • Igor Julião

Foi deslocado da lateral-direita para o meio de campo durante o Fla-Flu e, improvisado, decidiu o clássico, marcando um golaço de fora da área, o único com a camisa do Fluminense. Apesar de poucos minutos, virou uma alternativa no setor. Tanto que, contra o Macaé, foi relacionado como opção para o meio, mas não saiu do banco. Em sua posição de origem, tem a concorrência de Calegari, que assumiu a vaga no ano passado, e Samuel Xavier, que ainda não fez sua estreia pelo clube.

Igor Julião celebra gol sobre Flamengo — Foto: André Durão/ge

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: