fbpx

Julho Amarelo em Itaguaí

Julho é o mês de conscientização sobre as hepatites virais. A iniciativa faz parte da campanha “Julho Amarelo” e tem como objetivos reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle dessas doenças. As hepatites virais são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E. No Brasil, as mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C.

Em Itaguaí, a Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Educação Permanente, promove ações para informar a população sobre as formas de prevenção e como buscar o diagnóstico precoce e o tratamento. Também faz parte das ações incentivar as pessoas a se vacinarem contra as hepatites A e B, pois a prefeitura disponibiliza os imunizantes nas unidades básicas de saúde.

Formas de contágio

A transmissão ocorre por diversas formas: pelo contágio fecal-oral, especialmente em locais com condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos; pela relação sexual desprotegida; pelo contato com sangue contaminado, através do compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfuro-cortantes; da mãe para o filho durante a gravidez (transmissão vertical), e por meio de transfusão de sangue ou hemoderivados.

E neste mês de conscientização, a Secretaria de Saúde orienta que a falta de conhecimento da existência da doença é o grande desafio. A recomendação é que todas as pessoas com mais de 45 anos façam o teste gratuitamente. E, em caso de resultado positivo, inicie o tratamento que está disponível na rede pública de saúde.

Testes grátis

A Prefeitura de Itaguaí disponibiliza testes rápidos para detecção de hepatite B e C. O serviço acontece em dois horários na unidade do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), situado na Avenida Ari Parreiras, n° 1662. Na parte da manhã da 8h30 às 11h e à tarde das 13h30 às 15h30.

Julho Amarelo: mês de luta contra as hepatites virais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: