Itaboraí realiza Projeto Defesa Civil nas Escolas da rede

46941848425_946d2a244f_z

Alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Marly Cid Almeida de Abreu, em Nancilândia, receberam na última quarta-feira (15/05), a equipe da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil numa tarde de palestras. A ação fez parte do Projeto Defesa Civil nas Escolas, destinado aos alunos da rede municipal de ensino da cidade.

O secretário municipal de Segurança e Defesa Civil, Luiz Alberto Mendonça, relatou sobre a importância de levar temas como estes ao conhecimento dos jovens nas escolas da rede. “A iniciativa vai reforçar todas as ações que trabalham a relevância da prevenção. Promover essa inclusão de conteúdos também relacionados à valorização a vida e primeiros socorros faz parte do nosso objetivo”, afirmou o secretário.

Neste encontro foram ministrados assuntos relacionados à Defesa Civil de Itaboraí, os 5 pilares da Defesa Civil, cidadania, valorização a vida, acidentes domésticos, combate a incêndio e ainda algumas dinâmicas realizadas junto aos alunos. Nos próximos encontros serão palestrados temas como noções básicas de primeiros socorros, desastres naturais com foco no município de Itaboraí e outros. O Projeto realizou o primeiro, de um total de 5 encontros. O último será uma visita ao Corpo de Bombeiros da cidade, onde os estudantes poderão conhecer um pouco do cotidiano da profissão do bombeiro e ainda outras atividades.

46941846965_5f5a4df9dd_z

O aluno João Pedro Pereira, relatou como foi interessante as instruções passadas sobre o combate ao incêndio. “Gostei bastante. Descobri sobre como acontece à transmissão de calor e também se ligamos muitas tomadas num só lugar, pode se tornar um ponto de incêndio”, contou João.

“Os alunos são agentes multiplicadores e nossa prioridade é transmitir a informação e levar o conhecimento a eles de forma a impactar a vida do estudante e de todos a sua volta”, disse o subsecretario de Segurança e Defesa Civil, Marlon Pina, também presente ao encontro.

A Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil vem desenvolvendo, além do Projeto Defesa Civil nas Escolas, a capacitação e treinamento dos moradores na comunidade e também o  Sistema de Alerta, que orienta sobre perigos futuros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: