Irã aceita participar de encontro em Viena sobre acordo nuclear

O vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, disse nesta sexta-feira (2) que o país aceitou participar de um encontro com cinco potências mundiais em Viena para tratar sobre o acordo nuclear.

Em entrevista à televisão iraniana, Araqchi afirmou que representantes do Irã, China, Rússia, França, Alemanha e Reino Unido vão se encontrar pessoalmente na próxima terça-feira (6) após terem mantido conversas virtuais “francas e sérias”.

Fontes diplomáticas ouvidas pela agência Reuters disseram que os Estados Unidos também pretendem mandar um representante para um “encontro indireto”. O país abandonou o acordo durante o governo de Donald Trump e sinalizou sua intenção de voltar a fazer parte.

O Irã começou a descumprir o acordo em 2019, em uma clara resposta à saída dos EUA. Observadores internacionais alertam que o Irã vem acelerando as violações do acordo nos últimos meses.

O governo Biden tem tentado envolver o Irã em negociações sobre a retomada do cumprimento do acordo pelos dois lados.

Sob esse acerto, as sanções dos EUA e outras sanções econômicas ao Irã foram removidas em troca de restrições ao programa nuclear do Irã para dificultar o desenvolvimento de uma arma nuclear –uma ambição que o Irã nega.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: